4 lições para peregrinos (Esboço expositivo do Salmo 84)

4 Lições para peregrinos

Ramon Chrystian A. Lima

SALMO 84.1-7

1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!

2 A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.

4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá)

5 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados (em cujos corações há as estrada  para Sião)

6 o qual, passando pelo vale de Baca 84.6 que significa árvores de bálsamo / ou vale de lágrimas, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.

7 Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.

INTRODUÇÃO

O salmo faz parte dos chamados salmos de peregrinação, que eram cânticos cantados pelos peregrinos enquanto faziam uma peregrinação ao monte Sião (Jerusalém) para adorar a Deus no templo.

O salmista descreve sua sede de Deus, seu desejo por adorá-lo.

1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!

2 A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.

4 Felizes  os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá)

  • Não sabemos ao certo quem escreveu este salmo, mas sabemos que Deus é o sumo bem do salmista. Estar na presença do Senhor era uma prioridade.O salmista demonstra pesar de não estar naquele momento no templo para adorar. Até mesmo as aves encontraram um lugar perto de Deus. Este também era o seu anseio.

ASSIM COMO O SALMISTA DESCREVE, ESTAMOS COMO PEREGRINOS NESTE MUNDO. ESTE SALMO NOS INSPIRA E NOS ENSINA COMO FAZER NOSSA CAMINHADA:

4 LIÇÕES PARA PEREGRINOS:

1.Feliz é o peregrino cuja força está em Deus
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti (v.5)

A peregrinação era um grande exercício de devoção e fé. Os homens iam celebrar ao Senhor, andavam por vezes longos caminhos. Israel era uma nação que tinha vários inimigos, então podemos indagar: quem protegeria suas casas enquanto os homens andavam em peregrinação celebrar e se encontrar com Deus?

Quando você subir três vezes por ano para apresentar-se ao Senhor, o seu Deus, ninguém cobiçará a sua terra. (Êxodo 34:23,24)

Deus protegia as famílias daqueles que iriam busca-lo e adorá-lo. Sua força e proteção estava em Deus. Isso é um mistério divino.

É um mistério a forma como Deus protege os seus. Quantas providências milagrosas Deus já operou em sua vida? Você pode lembrar de milagres e providências (coincidências) sobrenaturais em sua vida?

Suas preocupações te afastam ou te aproximam de Deus?

Não deixe que as preocupações de sua vida o impeçam de caminhar em direção ao Senhor. Busque a Deus, Dependa de Deus, faça dele a sua força.peça a Ele que dirija. Você ora pedindo a Deus orientação ou busca resolver as coisas do seu jeito? Os hebreus deixavam suas casas rumo ao encontro com Deus, o Senhor era uma prioridade.

2. Feliz é o peregrino que, passando pelo vale de lágrimas, faz dele uma fonte.

“Cada um de nós já passou ou está passando por esse vale, talvez alguns tenham chegado até ele  dele por causa da perda de alguém que amava muito, ou por uma relação quebrada, ou qualquer outra situação que tenham lhe causado dor e desespero, outros enfrentam esse vale por terem cedido a alguma tentação , ou por estarem  enfrentando a indiferença , ou a depressão não importa ,  existe sempre um desses vales sombrios que nos fazem chorar no caminho.” (O. Braga)

Aqui está o caráter distintivo do verdadeiro peregrino: Nas adversidades ele encontra refrigério mesmo na estrada mais sombria; Há alegrias de peregrinação que fazem os homens esquecerem os desconfortos da estrada. Pois Deus traz refrigério. Paz que não podemos compreender.

“E quando os peregrinos queimados de sol, cansados ​​e ressecados, estão viajando por este vale, e suas línguas se apegam ao céu de suas bocas com sede, o Senhor de tempos em tempos abre neste vale um poço, como lemos,

 “Os pobres e necessitados buscam água, e não há, e a sua língua se seca de sede; mas eu o Senhor os ouvirei, eu o Deus de Israel não os desampararei. Abrirei rios nos altos desnudados, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto num lago de água, e a terra seca em mananciais. (Isa. 41:17, 18) (J. Ellicott)”

“No vale de lárgimas Onde não havia suprimentos naturais vindos de baixo, os peregrinos encontraram uma compensação abundante nas águas do alto. (Spougeon)”

3.Feliz é o peregrino que descansa em Deus, pois caminha de força em força (v. 7)

Ao correr uma maratona a tendência natural é que o corredor venha se desgastar, a cansar e a se sentir fatigado. Mas, para o peregrino que caminha em direção a Deus a história muda de figura.

Ao invés da caminhada desgastar o peregrino, sua força é renovada. Ele vai sendo fortalecido e vai se aproximando mais de Deus.

Se você se sente enfraquecido, olhe para dentro de si, é possível que sua força não esteja no Senhor.

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Isaías 40.31)”

4. Feliz é o peregrino cujo destino é Deus, pois mesmo no vale o seu fracasso é impossível
cada um deles em Sião aparece perante Deus. (v.7)

Qual é a razão de sua existência? Qual é o destino de sua peregrinação?
O homem muitas vezes tenta viver independente de Deus.

HÁ AÍ UM DIVÓRCIO. O PRINCÍPIO ATIVO DA EMANCIPAÇÃO DO HOMEM DESDE ADÃO. O HOMEM DESEJA VIVER SUA VIDA POR SI. MAS SE ENGANA POIS SEU COMBUSTÍVEL É O PRÓPRIO DEUS.

Quem vive olhando as riquezas, os prazeres, a fama, o sucesso profissional ou qualquer outra coisa como finalidade se perde pelo caminho, se desgasta e caminha em rumo ao erro.

O destino do salmista é Deus. Viver para a sua glória e seus propósitos. Deus deseja que você viva para Ele e se encaixe nos planos dele.

Se em seu coração está o caminho que leva à Deus o seu fracasso é impossível. Se Cristo está no seu modo de vida, sua esperança e o seu prazer, o seu fracasso é impossível. Pois Deus não se nega, todo o que o busca, o encontra.

Assim sendo, O vale de lágrimas será apenas um pano de fundo, uma paisagem, enquanto você avista seu destino.

-Não seremos perdidos no deserto, onde não há caminho, nem procuraremos o bem ilusório e passageiro; mas ‘os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos, e a alegria eterna estará sobre suas cabeças’. Todos os que foram a Sião se apresentaram em Sião, não houve perdas, nem desvios pois Deus os guardou até o fim da jornada.

“Deus sempre será suficiente para preservá-los, seguros e irrepreensíveis, para seu reino celestial e glória – os problemas não os subjugarão – as tentações não os vencerão completamente – os inimigos espirituais não os destruirão.”[1]

[1] William Makelvie. 1863

———————————————————————

Fontes de pesquisa: Comentários e Bíblia Hebraica Interlinear
Biblehub.com e studybible.com

Be the first to comment on "4 lições para peregrinos (Esboço expositivo do Salmo 84)"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: