19 de setembro de 2020

Letra Sonora

Ramon Chrystian

7 DICAS PARA ESTUDAR HARMONIA

 Alguns pontos são essenciais no estudo da harmonia:

1- Você precisa saber realmente o por quê de estudar harmonia e para que ela te servirá. Não pode ser um estudo cego, não pode ser somente uma predisposição para aprender uma ” teoria”. Você pode desanimar se não souber onde quer chegar.

A harmonia é essencial para que você entenda as relações existentes entre os acordes, intervalos e escalas. O conhecimento das relações harmônicas abre um leque de possibilidades para a composição, a interpretação consciente, enriquece consideravelmente o fazer musical, dá visão para o aperfeiçoamento de improvisos, bem como a composição de melodias, etc.

2- Aprenda a aprender – É necessário entender que tudo é um processo e que você não entenderá tudo da noite para o dia. Adquirir conhecimento exige um tempo para que os conceitos e relações fiquem claras e bem processadas em sua mente.

3- Vá por partes, não deixe dúvidas para trás, não seja afoito por aprender tudo muito rápido, isso é nadar contra uma corredeira e não dá bons resultados. Precisamos fazer muitos exercícios. É necessário um excelente livro de referência. Temos fartos materiais disponíveis na internet, além de ótimas referências bibliográficas, tais como o livro de harmonia do Ian Guest. (não estou fazendo merchant).

4- Se possível, tenha um professor competente para te acompanhar. Tem muitos professores que possuem um conhecimento muito bom e profundo mas não tem didática para ensinar.O professor precisa esclarecer suas dúvidas e te ajudar nesta caminhada.

5- Harmonia não é mera teoria, harmonia só é plena se for praticada. Faça muitas análises de músicas (segundo os conceitos harmônicos) começando por progressões e músicas pop simples e vá aprofundando suas análises. Recomendo os real books de jazz e os songbooks de bossa-nova.

6- Faça reharmonizações- Usando tensões ou simplificando, usando dominantes secundários, extendidos, usando empréstimos modais, inversões, etc. Aplique tudo o que estudar em novas harmonizações. Você pode começar a harmonizar músicas como parabéns pra você ou cantigas infantis.

7- Mantenha-se firme diante dos desafios e dificuldades, depois de um tempo, tudo parecerá muito mais fácil.

Ramon Chrystian A. Lima
www.letrasonora.com.br

CURSO – GUITARRA NO LOUVOR

Professor: Guitarrista Leandro Esteves (Aline Barros)

Inscreva-se para receber atualizações

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: