Música e Adoração

7 DICAS PARA ESTUDAR HARMONIA

13 de junho de 2012

 Alguns pontos são essenciais no estudo da harmonia:

1- Você precisa saber realmente o por quê de estudar harmonia e para que ela te servirá. Não pode ser um estudo cego, não pode ser somente uma predisposição para aprender uma " teoria". Você pode desanimar se não souber onde quer chegar.

A harmonia é essencial para que você entenda as relações existentes entre os acordes, intervalos e escalas. O conhecimento das relações harmônicas abre um leque de possibilidades para a composição, a interpretação consciente, enriquece consideravelmente o fazer musical, dá visão para o aperfeiçoamento de improvisos, bem como a composição de melodias, etc.

2- Aprenda a aprender – É necessário entender que tudo é um processo e que você não entenderá tudo da noite para o dia. Adquirir conhecimento exige um tempo para que os conceitos e relações fiquem claras e bem processadas em sua mente.

3- Vá por partes, não deixe dúvidas para trás, não seja afoito por aprender tudo muito rápido, isso é nadar contra uma corredeira e não dá bons resultados. Precisamos fazer muitos exercícios. É necessário um excelente livro de referência. Temos fartos materiais disponíveis na internet, além de ótimas referências bibliográficas, tais como o livro de harmonia do Ian Guest. (não estou fazendo merchant).

4- Se possível, tenha um professor competente para te acompanhar. Tem muitos professores que possuem um conhecimento muito bom e profundo mas não tem didática para ensinar.O professor precisa esclarecer suas dúvidas e te ajudar nesta caminhada.

5- Harmonia não é mera teoria, harmonia só é plena se for praticada. Faça muitas análises de músicas (segundo os conceitos harmônicos) começando por progressões e músicas pop simples e vá aprofundando suas análises. Recomendo os real books de jazz e os songbooks de bossa-nova. 

6- Faça reharmonizações- Usando tensões ou simplificando, usando dominantes secundários, extendidos, usando empréstimos modais, inversões, etc. Aplique tudo o que estudar em novas harmonizações. Você pode começar a harmonizar músicas como parabéns pra você ou cantigas infantis.

7- Mantenha-se firme diante dos desafios e dificuldades, depois de um tempo, tudo parecerá muito mais fácil.

Ramon Chrystian A. Lima
www.letrasonora.com.br

Only registered users can comment.

  1. Ramon, boa noite. Rodrigo Batalha falando tudo bem?

    Seguinte: Quero aprofundar conhecimentos na música, entender como funciona aquelas coisas maravilhosas que os artistas fazem com os sons em blues e Jazz, brincar com as notas esmiuçá-las de lá pra cá e vice-versa, sou fascinado com música, não disponho de muito tempo para estudos diários, creio que talvez uma hora e pouco por dia de dedicação será o meu limite, mas meio receio é justamente a frustação de não conseguir entender, para a Glória de Deus comecei a entender um pouco de montagem de acordes os maiores, menores, diminutos, aumentados etc e creio que como estes autores de livros são muito conhecedores, muitas vezes não sabem adotar uma linguagem adequada ou digo, mais apropriada para um “noobie” como eu, rss. Mas enfim, comprei o livro do almir chediak, você acha que a linguagem deste livro é ideal para iniciar? Ouvi você dizer o Ian Guest, mas algumas pessoas escreveram por aí que apesar de ser bom, ele dá alguns saltos no livro pulando para situações que ainda não foram ensinadas e o aluno as vezes fica meio perdido. Bem é basicamente isso aí, quero te agradecer pela atenção, grande abraço e sucesso.

    Deus abençoe.

    Rodrigo Batalha.

    1. Olá Rodrigo, obrigado pelas palavras aqui no Blog!
      O livro do Almir Chediak é excelente, os do Ian Guest também são muito bons. Minha recomendação é que você estude ambos, porque as abordagens são complementares.

      Existe na internet também 3 apostilas de harmonia de Alan Gomes, formado pela UnB. È um material também bastante rico e detalhado.

      Com uma hora por dia, dá para ter um crescimento muito grande no médio prazo. Siga firme que vai valer a pena.

      Abraços
      Ramon

  2. Boa Noite Ramon,
    Queria aprender mesmo sobre harmonia mas realmente estudar somente a teoria torna o estudo mais complexo. Sei tocar violão com cifras, mas acho q para estudar harmonia o melhor instrumento é o teclado. O q vc acha?

    1. Ola Ana, você pode aprender harmonia com violão também. Até sem instrumento, mas com o instrumento você poderá experimentar.
      Recomendo Harmonia Método p´ratico do Ian Guest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *