19 de setembro de 2020

Letra Sonora

Ramon Chrystian

Coldplay, o fenômeno Paradise e o oráculo

Na página oficial da banda Coldplay existe uma sessão chamada de oráculo. Muitas pessoas escrevem para o oráculo do Coldplay que tem um teor de auto-ajuda. Isso evidencia também nas artes que o ser humano busca intensamente a resposta para tantas de suas perguntas.  Uma garota norueguesa escreveu a seguinte mensagem para o oráculo: “O Natal de 2011, tem sido o pior da minha vida inteira. Cheguei em casa um dia, e meus pais me disseram que estão se divorciando (…). Em cima disso, uma semana antes do Natal, o meu namorado há 3 anos me disse que queria terminar o namoro. Minha vida está mudando, e eu não tenho idéia o que eu deveria fazer. Eu não agüento mais. A tristeza é grande.”
 
Um trecho da tradução do hit Paradise traz também a seguinte mensagem:
 

Quando ela era apenas uma garota ela tinha expectativas com o mundo
Mas isso voou além de seu alcance, então ela fugiu em seu sono
E toda vez que ela fechava os olhos sonhou com o paraíso.
Quando ela era apenas uma garota ela tinha expectativas com o mundo,
mas isso voou além de seu alcance e balas foram pegas com seus dentes

A vida continua, fica tão pesada. A roda corrompe a borboleta
Cada lágrima, uma cachoeira
Na noite de tempestade ela fechou os olhos
Na noite de tempestade ela voou para longe e sonhou com o paraíso.

O momento vivido pela garota norueguesa tem algo em comum com a estória da música paradise. As pessoas enfrentam crises, dificuldades da vida, ou como a música sugere talvez, os sonhos e a beleza de viver se corrompem pela roda da vida. Podemos buscar refúgio em nós mesmos como a música e o denominado oráculo sugeriram… o problema é que ninguém pode dar aquilo que não tem. Como se refugiar em uma casa já desabada? Precisamos de um lugar firme e seguro. O apelo da sociedade é o refúgio interior e individual. Talvez em amigos (que também podem nos decepcionar). Onde buscar socorro, conforto e abrigo? Há um outro convite ignorado por muitos, mas a escolha compete a cada um de nós: “Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado! A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio. Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio.” Salmo 62.5-8. 

Ramon Chrystian A. Lima                          

Inscreva-se para receber atualizações

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: