Grandes Compositores

Grandes Compositores 2 – J.S.Bach – Jesus a Alegria dos Homens

Certamente alguma vez você já deve ter ouvido Jesus alegria dos homens. É uma das peças mais populares de Bach, não somente pela riqueza técnica e beleza melódica, mas também por ser uma música propícia para ambientes de culto e adoração a Deus.

 Jesus alegria dos homens é o último coral da cantata “Herz und Mund Tat und Leben” (BWV 147).  Johann Schop, um virtuoso violinista e compositor alemão, compôs a linha melódica deste coral e Bach compôs a harmonia e a instrumentação do mesmo.

Do ponto de vista da composição, Bach representou o apogeu da chamada seconda pratica. Para ele, a música seria melhor na medida em que ela melhor expressasse o que as palavras queriam dizer. A composição musical torna-se uma expressão viva da idéia textual.

“Ziegler, aluno de Bach declarou categoricamente que o mestre encarecia sempre a necessidade de tocar os Prelúdios-Corais não apenas musicalmente, mas, sobretudo, de acordo com o espírito da letra associada ao coral” 1

 O Dr. Parcival Módolo em um de seus artigos corrobora a idéia de que recursos musicais eram usados para ajudar a expressão musical do texto na composição:

 “Representar cada palavra do texto era preocupação antiga, anterior a Bach e a Walther. Ali pelo ano de 1606, um grupo de compositores, regentes e teóricos de Hamburgo, reuniu-se para elaborar uma espécie de catálogo de figuras retórico-musicais.” 2

Bach escrevia sua música com temor a Deus. Pretendia fazer algo próximo da perfeição pois Deus é perfeito, diferentemente da música dos palácios, onde o músico objetivava agradar o rei e ganhar o seu dinheiro. De uma forma magnífica, Jesus alegria dos homens expressa o calor e a ternura que o cristão comprometido sente pelo salvador. “Ele é minha força, minha dádiva e meu maior tesouro. Não vou deixá-lo ir de meu coração”.

Esta obra de arte criada já tocou o coração de milhões de pessoas que certamente compartilham deste mesmo sentimento: o de ter Jesus vivo, presente, transformador e que traz a alegria da vida. Um sentimento genuíno do verdadeiro natal.

RAMON CHRYSTIAN

A quem desejar ouvir, deixo disponível Jesus a alegria dos homens (Jesus Bleibet Meine Freude) aqui:
Notas:
1.(SEKEFF, Maria de Lourdes (org.). Arte e culturas:estudos interdisciplinares.São Paulo. Annablume: Fapesp,2001.

2. MODOLO, Parcival. Música: Explicatio Textus, Prædicatio Sonora.

<http://musicaeadoracao.com.br/20231/musica-explicatio-textus-praedicatio-sonora/> Acesso em: 26 nov. 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *