Guitarra e Afins (Tecnologia) Introdução aos pedais de efeitos

 Tecnologia- Noção Geral dos Principais Equipamentos

Ramon Chrystian

O avanço tecnológico e as constantes pesquisas feitas pelas empresas do ramo nos têm dado a possibilidade de encontrar no mercado uma infinidade de produtos. Neste contexto, não raramente as pessoas têm encontrado dificuldades em escolher seu primeiro equipamento e muitas das vezes nem sabem como usar determinado tipo de efeito. 

A pergunta que grande parte dos iniciantes fazem quando querem estudar gutarra é: O que preciso ter?

Podemos obter no mercado muitos tipos de pedais e pedaleiras mas o essencial para um bom som é ter um bom instrumento e um bom amplificador, o que vier além disso é “lucro”. Ressalto também que instrumentos muito baratos podem ser, muitas vezes uma falsa economia. Se a ação estiver alta (altura das cordas), o braço mal construído, as ferragens prejudicarem a afinação ou trastes desiguais, até mesmo um instrumentista experiente encontrará grandes problemas. Tentar aprender em um instrumento ruim talvez seja o maior fator que vêm desencorajando a maioria dos principiantes. Portanto, procure adquirir o melhor instrumento que estiver ao seu alcance.

Segue uma pequena descrição dos efeitos mais usados:

1.   Distorção – é a saturação do som. Ela possui um “boost” (ganho a mais) nos médios, excelente para solos. Lembra Satriani, Steve Vai, Van Halen, Juninho Afram etc. A maioria dos amplificadores para guitarra já vêm com esse recurso.

2.    Overdrive – distorção light. O pop rock britânico usa muito esse recurso como U2. No contexto evangélico, os guitarristas da Vineyard usam muito bem esse recurso. Hillsong também costuma usar com freqüência.

3.    Delay – é o efeito de eco. O delay contém regulagens como o tempo de delay, quantidade e a intensidade do delay.

4.   Reverb – O efeito de reverberação simula o som de diversas salas tais como salas de concerto, catedrais, salas de Studio etc. Usamos o reverb de forma discreta.

5.    Equalizer – Este tipo de equipamento permite o ajuste das freqüências. Graves, médios e agudos.

6.    Chorus – Poderíamos dizer que dá um “brilho”, que adiciona uma dimensão sonora.

7.    Compressor – O compressor comprime sinais altos e aumenta sinais baixos de entrada, na intenção de regular os momentos em que o guitarrista toca uma nota mais intensa que a outra, ou seja, altera níveis de ganho. A desvantagem é que isso gera um aumento de ruído, mas pode ser suprimido com o Noise Supressor. Esse efeito faz com que a nota possa durar bem mais do que o limite do instrumento.

8.    Flanger ­– Podemos dizer que é um efeito que “adiciona dimensão sonora”, ou seja, como se o som estivesse em um “tubo de vento”.

9.    Noise Supressor ­ – Elimina ruídos e “hummys” do sinal de entrada, preservando o timbre original do som.

10.  Octaver – Esse efeito dobra a nota executada, parecendo que existem duas guitarras tocando juntas.

11.  Tremolo – Dá um efeito de “tremor” no som.

12. Wha-Wha – Muda a freqüência de graves e agudos de forma tão rápida, que parece que a guitarra “fala”. Geralmente é um pedal no formato de um acelerador de carro.

Estes efeitos são encontrados em pedais individuais, simuladores de amplificadores ou pedaleiras. Nos pedais analógicos o timbre geralmente é “mais real” que nas pedaleiras e simuladores, mas o uso das pedaleiras se popularizou pela sua praticidade e custo x benefício. Há também certos amplificadores, que vêm com alguns efeitos além da sua própria distorção.

NOTAS

1.    A espessura da corda,bem como a afinação influenciam o timbre da guitarra.

2.    Efeitos de distorção mudam imensamente conforme o tipo específico de captador, como por exemplo, single coil ou humbucking.

3.    A chave seletora de captadores ajuda a variar o timbre do instrumento. O captador perto do braço produz um som mais “macio” e “cheio”, enquanto o captador da ponte produz um som mais “agudo”.

4.    A qualidade do cabo afeta a qualidade do som.

5.    As características do som do amplificador dependem não apenas do sinal de saída, mas também do gabinete do alto-falante.

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