Música e Adoração

Música e desenvolvimento

Existe uma forte relação entre a educação musical e o desenvolvimento humano. Muitos aspectos são desenvolvidos e estimulados através da prática musical: Autodisciplina, sensibilidade, paciência, auto-estima, memória, coordenação motora e concentração são valorizadas com o estudo musical. Tais elementos são importantes em qualquer fase de nossas vidas. Outros benefícios também estão relacionados ao fazer musical como bem-estar, alegria e realização pessoal.

O doutor Oliver Sacks, professor de neurologia da Columbia University Medical Center em entrevista para o jornal O Globo comenta: “ A música se apossou de muitas partes do cérebro humano. É possível ver como o cérebro se modifica em resposta à música. Estudos com imagens do cérebro já comprovaram a ampliação de determinadas regiões no cérebro de músicos. Vendo imagens de cérebros, não dá para dizer quem é matemático ou escritor. Mas dá para dizer facilmente quem é músico quando essas estruturas ampliadas aparecem.

O globo: Há alguma parte do cérebro especialmente voltada para música? SACKS: Não há uma só parte do cérebro. A música está em todo mundo, por todo o cérebro, envolve várias partes desse órgão e não necessariamente as mesmas. Isso é que é o mais incrível. (A entrevista pode ser lida na íntegra em: http://blogdofavre.ig.com.br/2007/09/musica-domina-o-cerebro-humano-diz-neurologista/)

Os estudantes de música aprendem a ser artesãos do som. Entendem o processo de formação e podem cuidar dos detalhes no fazer musical, assim como um pintor pinta seu quadro ou um arquiteto projeta seu edifício. Aprendem também que música é construção e exige esforço e contínuo aprimoramento.

A música também valoriza o trabalho em equipe. Uma só pessoa não forma uma orquestra ou uma banda, mas cada um tocando em seu momento forma o conjunto sonoro que é a união dessa coletividade. O espectro sonoro se completa.

A música expressa sentimentos que podem não ser tão bem expressos em palavras, mas quando estes sentimentos são tocados ou entoados falam direto ao coração.

A prática da música ensina e dá coragem para que os alunos ultrapasse medos e assumam riscos. Em nossa vida lidamos com medos e ansiedades por muitas vezes. Encará-los e superá-los podem nos levar a ter uma vida mais saudável.

Enfim, os benefícios são inúmeros. Que tal estudar música?

Ramon Chrystian A. Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *