23 de setembro de 2020

Letra Sonora

Ramon Chrystian

Música e desenvolvimento

Existe uma forte relação entre a educação musical e o desenvolvimento humano. Muitos aspectos são desenvolvidos e estimulados através da prática musical: Autodisciplina, sensibilidade, paciência, auto-estima, memória, coordenação motora e concentração são valorizadas com o estudo musical. Tais elementos são importantes em qualquer fase de nossas vidas. Outros benefícios também estão relacionados ao fazer musical como bem-estar, alegria e realização pessoal.

O doutor Oliver Sacks, professor de neurologia da Columbia University Medical Center em entrevista para o jornal O Globo comenta: “ A música se apossou de muitas partes do cérebro humano. É possível ver como o cérebro se modifica em resposta à música. Estudos com imagens do cérebro já comprovaram a ampliação de determinadas regiões no cérebro de músicos. Vendo imagens de cérebros, não dá para dizer quem é matemático ou escritor. Mas dá para dizer facilmente quem é músico quando essas estruturas ampliadas aparecem.

O globo: Há alguma parte do cérebro especialmente voltada para música? SACKS: Não há uma só parte do cérebro. A música está em todo mundo, por todo o cérebro, envolve várias partes desse órgão e não necessariamente as mesmas. Isso é que é o mais incrível. (A entrevista pode ser lida na íntegra em: http://blogdofavre.ig.com.br/2007/09/musica-domina-o-cerebro-humano-diz-neurologista/)

Os estudantes de música aprendem a ser artesãos do som. Entendem o processo de formação e podem cuidar dos detalhes no fazer musical, assim como um pintor pinta seu quadro ou um arquiteto projeta seu edifício. Aprendem também que música é construção e exige esforço e contínuo aprimoramento.

A música também valoriza o trabalho em equipe. Uma só pessoa não forma uma orquestra ou uma banda, mas cada um tocando em seu momento forma o conjunto sonoro que é a união dessa coletividade. O espectro sonoro se completa.

A música expressa sentimentos que podem não ser tão bem expressos em palavras, mas quando estes sentimentos são tocados ou entoados falam direto ao coração.

A prática da música ensina e dá coragem para que os alunos ultrapasse medos e assumam riscos. Em nossa vida lidamos com medos e ansiedades por muitas vezes. Encará-los e superá-los podem nos levar a ter uma vida mais saudável.

Enfim, os benefícios são inúmeros. Que tal estudar música?

Ramon Chrystian A. Lima

Inscreva-se para receber atualizações

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: