Devocionais

Sobre a Honestidade

 

A honestidade torna mais fácil a vida dos bons, porém os maus causarão a sua própria desgraça. (Provérbios 11:5 NTLH)
Algumas viagens podem ser longas, mas se tornam confortáveis dependendo do automóvel, da companhia e da estrada que nos levam ao destino. Nada melhor do que uma parada num restaurante com uma comida saborosa pelo caminho, dar uma esticada nas pernas, ver um pouco a paisagem ao redor do local, o dia ensolarado, você sente o ar e contempla os carros passando pela grande via.

Segue ao frescor do momento uma boa conversa com o companheiro de viagem regada com um saboroso café. Sem dúvida, depois do descanso, existe um renovo para continuar a viagem. 

Porém seria difícil realizar esta longa viagem de forma tranquila e prazerosa se ela não tivesse um carro em boas condições, um restaurante pelo caminho, um dia ensolarado, pneus perfeitos, uma companhia amigável, boa saúde do corpo e sobretudo uma mente tranquila. 

A primeira viagem se refere à vida daqueles que agem de forma honesta na vida. Apesar da longa viagem pela frente, andar de cabeça erguida pode os fazer caminhar sem que qualquer pedra no caminho os tire do conforto da paz com Deus e da paz consigo mesmo. Os dias de nuvens são mais coloridos e a firmeza nos valores cristãos se tornam bons pneus que seguram o carro da vida firmemente na estrada.

A viagem se torna uma desgraça quando impera a desonestidade. Os valores são pneus carecas e desalinhados, a companhia da mente um tormento pois a consciência humana sabe o que é mau e quais atitudes são reprováveis. O café amarga e se tiver de descansar pelo caminho o descanso é ilusório. Não há paz. As pedras da estrada se tornam montanhas intransponíveis e quanto mais desonestidade há, mais altas ficam as montanhas porque mais profundamente se inclina o veículo ao atoleiro de lama.

Ambos modelos de viagem estão disponíveis a nós. Esta é a grande liberdade que temos, o poder de escolha. É necessário pensar bem e saber escolher pelo melhor. 

Ramon Chrystian A. Lima

www.letrasonora.com.br

 

 

 

 
 
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *