
O conceito que pretendemos desenvolver aqui é um pouco mais avançado, porém, muito eficaz para a utilização das técnicas de improvisos. Pretendemos colocar as principais opções… sendo que ainda podem haver outras.Vejamos então as fórmulas das pentatônicas que trataremos aqui:
Penta m7: 1-b3-4J-5J-b7
Penta m6: 1-b3-4J-5j-6
Penta (dominante c/ sétima): 1-3-4J-5J-b7
Penta m7b5: 1-b3-4J-b5-b7
Penta m7M: 1-b3-4J-5J-7M
O campo harmônico menor harmônico não gera muitas pentatonicas interessantes, já o C.H. menor melódico é mais rico, contendo mais opções de ferramentas para a utilização.
Campo Harmonico Menor Harmonico: (exemplos em dó)
Cm7M Dm7(b5) Eb7M(#5) Fm7 G7 Ab7M B⁰
Principais pentatônicas geradas no C.H. menor harmônico (Cm ):
II ⁰ – Dm7(b5) V ⁰ – G7
Campo Harmonico Menor Melódico: (exemplos em dó)
Cm7M Dm7 Eb7M(5#) F7 G7 Am7(b5) Bm7(b5)
Principais pentatônicas geradas no C.H. menor melódico (Cm ):
I⁰ – Cm6 II⁰ – Dm7 / Dm6 V⁰ – G7 VI⁰ – Am7(b5)
Dicas de Estudo e Aplicação de Pentas sobre II-V-I
Vamos tomar por exemplo uma progressão de II-V-I, sendo:
Dm7 G7 C7M
Podemos utilizar para fins de improvisação:
1. Sobre Dm7 (II⁰ dórico):
· Penta de Em7 – Boa por conter as “melhores” tensões disponíveis.
· Penta de Am7 – Boa sonoridade
· Penta de Dm7 – Essa é básica
· Penta de Dm6 – Essa é básica mas podemos já enfatizar o efeito dórico
2. Sobre G7 ( V⁰ mixolídio):
· Penta de Em7 – Bom
· Penta de Bm7(b5)
3. Sobre Gsus:
· Penta de Dm7
4. Sobre G7(b9):
· Usar Dm Blues- Pensando que ela é gerada no C.H. menor harmônico e tem uma #4, então Dm blues proporciona um cromatismo entre a 4J e a #4. Sonoridade muito interessante. Cuidado para não repousar seu fraseado na 4J.
5. Sobre G alt (b9, #9, #11, b13):
· Usar penta de Db Maior ou Bbm7 – Essa gera muitos intervalos alterados, penta excelente para utilizar nesse tipo de acorde.
· Penta de Abm6 – Muito boa opção também
6. Sobre C7M (I⁰ Jonio)
· Penta de C – básico
· Penta de Em7 – bom
· Penta de Bm7- melhor opção pois podemos produzir um efeito lídio devido à #4 de dó contida nesta penta.
7. OPÇÕES OUTSIDE PARA C7M:
Essas são algumas opções para podermos começar a “entortar” as coisas:
· Penta de F#m7 – Num contexto outside, pensando C#m7(b5) que difere de C7M apenas pela fundamental. C#m7(b5) é lócrio em D maior, portanto a penta de F#m7 fica muito boa pois gera um intervalo de b9 que tensiona mas não choca tanto.
· Abm melódico ( Pat Metheny) – Pensando no dominante G7, geralmente essa escala (neste caso não é penta) é usada em frases bem rápidas, sendo boa opção para entortar muito. Procura-se dar coerência à idéia fraseológica e resolver no acorde de C. É muito usado por Pat Metheny.
· Fm melódico – pensamos também no dominante, que dessa vez imaginamos Gsus (b9) = frigio 6 na menor melódica. Muito interessante o Efeito out. Muito tenso.
É muito importante frisar o bom senso do uso. Temos muitas opções e é interessante ir dominando aos poucos cada uma delas.
Espero que tenha ajudado e despertado um pouco tambem a curiosidade para essa área tão fascinante do mundo musical.
ramonchrystian.com