Adotados como filhos de Deus (Esboço expositivo em Efésios 1.1-14)
por Ramon Chrystian de Almeida Lima
Neste mês trabalhamos a questão da família, dos filhos e todos nós amamos nossos filhos. Quero nesta feita tratar com os irmãos sobre outra questão de filiação, sobre a qual todos nós podemos pertencer. Sobre os filhos de Deus.
CARTA AOS EFÉSIOS
O Apóstolo Paulo resume a história do evangelho e como o evangelho deve reformular cada parte de nossa história.
Cap. 1 ao 3 – A história do evangelho
Cap. 4 ao 6 – A nossa história
NOSSA CONDIÇÃO INICIAL E HUMANAMENTE NATURAL
Partimos aqui do princípio que todos os homens estão debaixo do pecado e posto isto diante de nós cabe apenas a condenação, ao menos que haja um salvador. Nossos atos de justiça, bondade e qualquer esforço humano é ineficiente para nos livrar da ira de Deus. Neste problema insolúvel por nós, Deus providencia Jesus como nossa saída. Para Ele custou tudo, para nós… nada. Basta aceitarmos. É realmente um presente. Para quem o dá custa tudo, para quem recebe, não custa nada.
NÃO SÃO TODOS FILHOS DE DEUS
‘pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ‘ Romanos 3:23-24
‘Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. ‘ 1João 3:8
‘Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. ‘ 1João 3:10
TEXTO BASE: Efésios 1. 1-14
TEXTO DE DESTAQUE: Efésios 1:3-6
‘Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado ‘
DE FILHOS DA IRA PARA FILHOS DE DEUS
ADOÇÃO v.5,6 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos;
Este texto revela o amor resoluto de Deus . Os que acreditam em Jesus, confiam em Jesus são adotados e passam a fazer parte da família de Deus.
Antes de Cristo somos filhos da ira
“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” (Efésios 2:3)
Em Jesus, somos filhos de Deus e coherdeiros com Jesus Cristo
Deus e o Espírito Santo muda nossa natureza pela regeneração. O Reino de Deus é plantado em nossa alma quando nascemos em Jesus.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba,8.15 Aba; no original, Pai Pai.” (Romanos 8.15)
COMO SE DÁ O PROCESSO DE ADOÇÃO
REDENÇÃO v.7 Nele temos a redenção, pelo seu sangue: Pagamento de um resgate; o valor pago: o seu sangue, sua morte.
PERDÃO v.7 Perdão(Remissão) dos pecados (aphesin): Deixar ir, tornar livre. De nossos erros (nossas pisadas em falso, nossas falhas)
DERRAMA GRAÇA, AMOR ABUNDANTE v.7,8 graça que Deus derramou abundantemente sobre nós: Um amor que excedeu, que transborda, acima. A obra de Deus foi feita em plena vontade própria e em derramamento transbordante e voluntário de amor por nós.
REVELA E DÁ SABEDORIA E PRUDÊNCIA v.8 em toda sabedoria (Sophia) e entendimento (phronēsei)
REVELAÇÃO– v.9 feito conhecido entre nós o mistério da sua vontade: Os mistérios diziam que os planos divinos estavam fundamentalmente ocultos a todos, exceto a alguns poucos iluminados, mas para Paulo, mistério, significava a revelação do plano de Deus de modo que agora todos podem entendê-lo. O mistério revelado é Jesus.
Deus nos faz compreender seu plano e a execução prática da salvação em Jesus.
Compreendemos o plano de Deus e as implicações práticas para nós como filhos gerados em Jesus.
CONVERGÊNCIA EM JESUS v.10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra.
Ou seja, trazer tudo nos céus e na terra abaixo de uma cabeça: Jesus Cristo. Ele é o cabeça do universo reunido. Hoje, Cristo governa e reina à mão direita de Deus Pai; Ele nos convida a adentrar à nova família: A família de Deus. O Deus que reina sobre tudo e todos, nos dá graciosamente amor incomparável para vivermos e reinarmos com Ele.
HERANÇA: v.11 Em Cristo fomos também feitos herança v.12 para o louvor da sua glória
Deus é merecedor de louvor, de honra, de exaltação por sua obra de amor transbordante e completo para nos restaurar e restaurar todas as coisas nele. Em nós Ele revela quem Ele é. Um Deus misericordioso que quer nos trazer à vida. Como devolver carne, sangue e saúde ao que era apenas ossos secos.
Como ele é glorificado?
Quando é visível em nossas vidas a obra de Deus e toda sorte de bênçãos espirituais derramadas sobre nós.
SEUS FILHOS SÃO SELADOS: v. 13 e 14: ‘Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa. O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. ‘
Selo: Propriedade, autenticados, penhorados, confirmados;
Quem recebe o selo? : Ouviram o evangelho de Jesus e creram (fé).
É o Espírito de Deus que habita no coração dos santos.
ADOÇÃO TRAZ MUDANÇAS NOS RELACIONAMENTOS
Muda nosso relacionamento com Deus
Agora Deus é nosso Pai e temos todos os direitos, privilégios e deveres de filhos. Isso nos conforta em todos os aspectos de nossa vida.
De filhos do diabo – Filhos de Deus
De filhos da ira – Objetos do favor divino
De filhos da condenação – Herdeiros de todas as promessas
Da maior miséria para a maior felicidade.
- O espírito de adoção (Rm 8.15)
- Transformados à semelhança de Jesus (Rm 8.29)
- Purificados pela santificação (Hb 12.6-7)
- Somos confortados: ‘ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, (João 14:16)
- Recebemos a provisão de Deus (Buscai primeiro…)
Muda nosso relacionamento com o mundo
Nosso relacionamento agora é perturbado.
“18 — Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. 19 Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês. (João 15.18,19)”
Muda nosso relacionamento com a família de Deus
Assim como o crente é unido a Deus em Cristo, também é unido a todo povo de Deus. Dessa forma, a adoção traz consigo a comunhão dos santos.
‘Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. ‘ Romanos 12:4-5
Uma advertência aos que não consideram a importância de congregar
Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.’Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. ‘ Hebreus 10:24-25
E AGORA? O QUE FAREMOS COMO FILHOS?
‘Celebrem com júbilo ao Senhor , todas as terras. Sirvam ao Senhor com alegria, apresentem-se diante dele com cântico. ‘ Salmos 100:1-2
- Adoração reverente
- Um serviço alegre ao Pai
- Obediência: ‘Se me amais, guardareis os meus mandamentos. ‘ João 14:15
- Amor: ‘Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. ‘1João 3:23
- Anunciar: ‘O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 1João 1:1-3
BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo Herança Reformada. Barueri SP: SBB; São Paulo: Cultura Cristã, 2018
Bíblia Sagrada, BKJ 1611 – Estudo Holman
Bible Hub <biblehub.com> Bible Hub, featuring topical, Greek and Hebrew study tools, plus concordances, commentaries, dictionaries, sermons and devotionals.
Holladay, Tom – Ephesians: Six Choices for Making the most of what you’ve been given. Edição do Kindle
Oliveira, Lincoln – Carta aos Efésios I – Aspectos essenciais da doutrina da salvação. Estudo 6