Adoração,  Artigos,  Mensagens,  Ministério,  Teologia e Vida Cristã

Exemplo de Adoração em Isaías (Isaías 6.1-8)

por Ramon Chrystian de Almeida Lima

TEXTO BASE: ISAÍAS 6.1-8

INTRODUÇÃO

O profeta Isaías nos ensina aspectos importantes de uma vida de adoração.

 QUE É ADORAÇÃO, NA BÍBLIA?

Adorar é se prostrar (Hishtahawa / proskuneo) – reconheço minha inferioridade e sua superioridade; coloco-me à sua disposição;

Adorar é servir (Abad / Latreia) – vide idolatria

Louvar– Falar bem, elogiar

O profeta desanimado se depara com uma visão da glória de Deus.

  • Apesar da aparente vitória da maldade sobre a terra, o Senhor Jeová continua reinando onipotente no seu trono celestial adorado em glória.

1- ISAÍAS VIU O SENHOR: RECONHECEU A SOBERANIA E A SANTIDADE DE DEUS

Isaías viu o Senhor no templo; Ele viu o Senhor porque o buscava, tinha prazer em estar diante dEle

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado (Isaías 6.1)

  • Isaías viu o Senhor e sua glória
  • Uzias viu a si mesmo (2 Crônicas 26)

O SENHOR VIVE. 

  • O Senhor vive e reina… Entretanto, o rei Uzias foi da glória aparente para sua miséria real num piscar de olhos (em pouco tempo);

ISAÍAS viu Deus e o reconheceu como Deus onipotente e santo, único digno de ser adorado.

COMO PODEMOS RESISTIR EM RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS?

  • Quando nos tornamos auto-suficientes.
  • Quando confiamos no nosso conhecimento, em nossas conquistas e em nossas verdades.
  • Quando o rumo de nossa vida é trilhado na desobediência.

2- ISAÍAS DESVIOU-SE DO ORGULHO, AO RECONHECER SUA CONDIÇÃO MISERÁVEL DE PECADOR DEPENDENTE GRAÇA DE DEUS

Uzias exaltou seu coração:

‘Mas, depois que Uzias se tornou poderoso, o coração dele se exaltou para a sua própria ruína. Ele cometeu uma transgressão contra o Senhor , seu Deus, pois entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. ‘ 2Crônicas 26:16

Isaías se humilhou:

“Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.” Isaías 6:5-7

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4.6)

  • DIANTE DA SANTIDADE E GRANDEZA DE DEUS ELE NADA MAIS PODIA FAZER SENÃO CONFESSAR A SUA INCAPACIDADE E CONDIÇÃO DECAÍDA.
  • MAS A GRAÇA PROATIVA DE DEUS APRESSOU EM ATENDER À SUA NECESSIDADE.
  • O Serafim trouxe a brasa do lugar santo, de expiação e tocou nos lábios de Isaías. Lábios que o próprio Isaías reconheceu pecado e impureza. 
  • Aquele que se encontra com Deus nunca mais será o mesmo. 

QUANDO RESISTIMOS A DEUS E CONTINUAMOS A CULTIVAR O PECADO?

  • Quando passamos pela porta estreita, mas queremos andar no caminho largo. Quando não queremos mudar velhos hábitos, não enfrentamos a renúncia, na verdade, não tivemos ainda um encontro real com Deus. Onde, em minha vida, há impureza? Podemos resistir, tentar esconder, ignorar a soberania de Deus, ou nos render a Ele.
  • Quando achamos que nossas ações boas, nosso bom caráter, nossa honestidade e virtudes farão Deus perdoar nossos pecados. Meritocracia. Passamos a julgar as pessoas nos achando superiores a elas. Todos são pecadores dependentes da misericóridia e graça de Deus através de Jesus.

3- ISAÍAS RECONHECEU QUE SUA ADORAÇÃO ATRAVÉS DO SEU MINISTÉRIO ERA UMA PRIORIDADE

Todo adorador é salvo para servir.

Mas DEUS NÃO VIOLENTA A SUA VONTADE.

Deus não mandou Isaías, Ele fez uma pergunta:

“Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” Isaías 6:8

A RESPOSTA DE ISAÍAS:

“E eu respondi: “Eis-me aqui. Envia-me! “ Isaías 6:8

DEUS SÓ PODE USAR SERVIÇO ESPONTÂNEO E CHEIO DE AMOR.

QUANDO RESISTIMOS AO CHAMADO?

  • Imagine Isaías dizendo: Senhor: quando der eu posso falar por Ti. Mas eu tenho talvez um aniversário pra ir…
    Quando não temos o senso de missão.  Eu quero Deus, mas só um pouco. Eu tenho um ministério (… quando eu vou eu até ajudo aqui e acolá, mas compromisso com o Reino só quando eu estiver com vontade, Domingo já está bom, se não chover, se eu não tiver um aniversário ou uma festa.) O Senhor te chama para ter um relacionamento mais próximo dele. Você atenderá ao chamado?
  • Por que tão constantemente ouvimos falar sobre a falta de compromisso entre alguns crentes? Porque onde estiver seu tesouro aí estará também seu coração.
  • Por que não vemos pessoas sendo fiéis nos recursos, nos dízimos entregando em gratidão a Deus o que Ele mesmo lhe deu, visando a expansão do Reino?
  • Por que não procuram se aperfeiçoar para servir melhor a sua comunidade de fé? R$100, 200 reais num restaurante é barato, mas num curso de aperfeiçoamento (é caro…)

Conselhos Ministeriais:

“Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.” 2 Timóteo 4:5

“Ah, sim, digam a Arquipo: Faça o melhor que puder na missão que você recebeu do Senhor. Faça o melhor que puder.” (Colossenses 4.17)

CONCLUSÃO

1- ISAÍAS VIU O SENHOR

Vemos o Senhor em nossas vidas ao invés de olharmos para nós mesmos? O reconhece como supridor, sustentador e que nada podemos ser ou fazer sem Ele? Reconhece sua obra de salvação e sua graça proativa?

Isaías viu o Senhor no templo, em adoração. Em comunhão. Quer ver o Senhor e estar aberto ao que Ele tem para você, coloque-se em posição de ouví-lo e vê-lo. O vento sopra onde quer, mas há lugares propícios para ouvirmos a voz de Deus;

2- ISAÍAS RECONHECEU SEU PECADO, CONFESSOU E RECEBEU PERDÃO

Temos sondado nossos corações quanto ao orgulho por nossas ações? Nos achamos mais merecedores e dignos do que outras pessoas por nossos atos? Passamos pela porta estreita mas continuamos no caminho largo? Falta de renúncia.

3- ISAÍAS ADOROU SERVINDO COM INTEGRIDADE DE VIDA

Como encaramos o chamado ministerial e os dons que o Senhor nos deu? Que o Senhor nos ajude a sermos adoradores como o profeta Isaías.

Ramon Chrystian

Ramon Chrystian é ministro de música e adoração, formado em música sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB/RJ - FABAT), estudou guitarra elétrica na Faculdade Santa Cecília -SP, Conservatório Brasileiro de Música - RJ e Starling Academy of Music. Consagrado ao Ministério de Música na Igreja Batista Itacuruçá - Tijuca -RJ, atualmente é ministro de música na Terceira Igreja Batista de Cabo Frio/RJ. Autor do livro: Ministério de Música: Tensões na Liderança e a Renovação Pessoal. Ministra palestras em diversos congressos no Brasil tratando de temas como a elaboração de arranjos, guitarra elétrica e louvor e adoração. Como escritor colaborou com as revistas Louvor, Diálogo & Ação, o Embaixador. Colunista do jornal Tijuca em Foco, site Prazer da Palavra (Israel Belo de Azevedo) e Guitar Battle. Mantém o Blog www.letrasonora.com.br onde escreve periodicamente sobre música e adoração.