O Uso de Tensões como Ferramenta Harmônica
REARMONIZAÇÃO
Por esta razão, vamos falar de harmonia! Acompanhe até o final que você vai entender!Nós já sabemos que existem as tríades (acordes formados por três notas como
C = dó – mi – sol) e as tétrades ( acordes formados por quatro notas como o
C7M = dó – mi – sol – si). No Campo Harmônico maior podemos acrescentar tensões nos acordes, tais tensões, se usadas com BOM SENSO podem colorir, e dar mais vida às músicas muito “quadradas”.
Observe:
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5).
Jônio Dórico Frígio Lídio Mixolídio Eólio Lócrio
Vamos pensar que para cada posição que o acorde ocupa no Campo Harmônico teremos um modo… ex: o C7M como primeiro grau é Jônio. O F7M como quarto grau é lídio por causa de sua posição no campo harmônico.
Para cada modo, ou seja, dependendo da posição que o acorde estiver no campo harmônico, haverá tensões disponíveis para esse acorde.
Abaixo disponibilizo uma tabela que tentei fazer com muita praticidade e simplicidade, e logo após vamos aos exemplos práticos do uso dessas tensões:
MODOS
JÔNIO
Acordes característicos: I7M, I6, I6(9), I7M (9,13), I7M(9), I(add9).
Nota Evitada: 4J (11J). – As notas evitadas devem ser evitadas porque “chocam” com outras notas, neste caso, a terça do acorde.
Notas de Tensão: 2(9), 6(13).
DÓRICO
Acordes característicos: IIm7,IIm(add9), IIm7(11), IIm7(9,11), IIm6(9,11).
Notas Evitadas: Nenhuma.
Notas de Tensão: 2(9) 4(11).
Notas de Tensão característica: 6(13) – Obs.: as notas de tensão característica caracterizam o modo, dá a sonoridade específica do modo.
FRIGIO
Acordes característicos: IIIm7, IIIm7(11), IIIm11.
Notas de tensão: 4J (11J)
Tensão característica: b2 – Esta tensão não é aconselhável no nosso contexto de harmonização porque ela “choca” bastante com a Tônica.
Nota evitada: b6 (b13).
LIDIO
Acordes característicos: IV7M, IV6, IV7M(9), IV6(9), IV7M(9,#11), IV(add9), IV7M(9,13), IV7M(9,13), IV7M(#11).
Notas evitadas: Nenhuma.
Notas de Tensão: 2(9), 6(13).
Notas de Tensão característica: #4(#11).
MIXOLIDIO
Acordes característicos: V7,V7(9), V7(13), V7(9,13), V7sus.
Notas evitadas: 4J (11J)
Notas de Tensão: 2(9) 6(13)
Notas de Tensão característica: 7
EÓLIO
Acordes característicos: VIm7, VIm7(9), VIm(add9), VIm7(11), VIm7(9,11)
Notas evitada:b6
Notas de tensão: 2(9), 4J(11)
LOCRIO
Acordes característicos: VIIm7(b5), VIIm7(b5,b13), VIIm7(b5.11).
Notas Evitadas: b2(b9).
Notas de tensão: 4J(11J), b6(b13)
Tensão característica: b5
Vamos supor que temos uma música com a seguinte progressão:
C Am F G C Dm G C
Para adicionar tensões, primeiro, devemos analisar a musica:
C Am F G C Dm G C
I VI IV V I II V I
Sabendo em que grau do campo harmônico o acorde está e as tensões dos modos, podemos aplicar as tensões de forma muito fácil:
C7M(9) Am7(11) F7M(#11) G7(9)
“Tensões Jônias” “Tensões Eólias” “Tensões Lídias” “Tensões Mixolídias”
C6(9) Dm7(9) G7(13) C6
“Tensões Jônias” “Tensões Dóricas” “Tensões Mixolídias” “Tensões Jônias”
Conhecendo as tensões disponíveis de cada modo você escolhe a que achar melhor. Quero ressaltar sempre o BOM SENSO.
• Há momentos em que o simples é o melhor.
• Nunca agrida a melodia!
• O estilo da música (pop,rock,bossa, jazz, Blues), muitas vezes determina até que ponto é interessante o uso das tensões.
• Simplificando… Tenha em mente: Ficou bonito? Ta valendo! Ficou feio? Repense!
Que Deus nos abençoe
Um abraço,
Ramon Chrystian A. Lima