Os dez mandamentos da relevância
[dropcap cap="B"]om dia! Não sou muito de postar coisas que já existem em outros sites, mas este tópico achei muito interessante. Tem a ver com a forma de se fazer empresa nos dias atuais. As pessoas estão com o pensamento de resultados rápidos e acabam por esquecerem que cada um de nós tem um papel relevante a desenvolver na sociedade em que vivemos.
[/dropcap]
O que vocês lerão seguir é uma síntese das 253 páginas do livro Relevance — Making Stuff That Matters, do Tim Manners, um livro grandioso que pesquisou 87 marcas de sucesso e entrevistou 50 top executivos para saber como construir e manter as marcas relevantes para o consumidor. É própria faca e o queijo de bandeja pra você.
I. Ajudar as pessoas a viverem mais felizes e fazer isso resolvendo problemas do dia-a-dia, não atendendo aspirações da moda.
II. Saiba que você pode encontrar seu foco num grupo demográfico, porém, não baseie suas estratégias apenas em idade, sexo, raça ou renda, mas em “tribos”, pessoas com comportamento, anseios e visões de mundo semelhantes.
III. Ver a si próprio como seu melhor cliente.
IV. Entender que se conectar com consumidores não é mais enviar uma mensagem, mas ouvir as respostas.
V. Perceber que varejo não é apenas um canal de distribuição, é onde as experiências são criadas e as vendas são feitas.
VI. Saber a diferença entre gastar dinheiro e investir nos consumidores
VII. Não conceituar valor baseado no lugar-comum de preço e qualidade, mas criar um valor que realmente chegue a algum lugar.
VIII. Não rejeitar totalmente a publicidade, mas reconhecer que comunicação de massa é menos importante para o sucesso que entregar uma solução real.
IX. Ser menos interessado na badalada dos sinos do que na elegância das idéias simples que funcionam. [em outras palavras, menos na forma e mais no conteúdo.]
X. Ser menos aficionado pelo retorno a curto prazo do investimento em marketing e mais no crescimento a longo prazo.
Fonte: http://www.pequenoguru.com.br/2009/04/os-10-mandamentos-da-relevancia/ Acesso em: 19 de julho de 2010.