INTRODUÇÃO
Os salmos são poemas de adoração. Nos falam à alma.
Não temos hoje as melodias dos salmos, mas através das palavras podemos entoar novas canções. Podemos ter as mesmas percepções sobre Deus e nossa vida cotidiana através dos salmos.
De maneira geral “O tema básico dos Salmos é viver a vida real no mundo real, no qual duas dimensões operam simultaneamente: (1) uma realidade horizontal ou temporal e (2) uma realidade vertical ou transcendente.” (Ver nota)
Salmos de Peregrinação 43; 46; 48; 76; 84; 87; 120— 134
SALMOS DE PEREGRINAÇÃO
Pelo menos uma vez por ano o israelita fazia sua jornada rumo à Jerusalém para uma das três grandes festas judaicas: Páscoa, Pentecostes e Festa dos tabernáculos.
O texto descreve que na caminhada o salmista tinha fixo seu alvo final, Jerusalém, o monte de Deus. O hebreu ia até o templo para adorar.
Semelhantemente nós também estamos em peregrinação.
O templo representava a presença de Deus no meio do seu povo.
Jesus é o novo templo: Ele é o Deus conosco.
Jesus lhes respondeu: — Destruam este santuário, e em três dias eu o levantarei.
Os judeus responderam: — Este santuário foi edificado em quarenta e seis anos, e você quer levantá-lo em três dias?Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.
Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, os discípulos dele se lembraram que ele tinha dito isso e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
João 2:19-22
Jesus também é o sacrifício final. É o sumo sacerdote. Todo o processo de adoração ritual do AT culminou na pessoa de Jesus.
Mas somos peregrinos aqui, e como devemos levar nossa vida de peregrinos, adoradores através de Jesus?
Os salmos de peregrinação nos dão uma visão teológica de como o povo de Deus via sua vida cotidiana sob a ótica da adoração.
PORÇÕES DE GRAÇA PARA O ADORADOR PEREGRINO
Estas afirmações são porções de graça que norteiam nossa jornada de adoração durante nossa caminhada.
- O MUNDO NÃO É AMIGO DE DEUS (Salmos 120, 123, 129)
120 – “Já há tempo demais que habito com os que odeiam a paz” 120.7
123- “Tem misericórdia de nós, Senhor, tem misericórdia; pois estamos de sobremodo fartos de desprezo” (123.3)
129 – Fala da dor do exílio, os castigos, a maldade.
- CAMINHAMOS OLHANDO PARA DEUS. ELE É NOSSO SALVADOR ELE É QUEM NOS GUARDA (Salmos 121, 125)
121.1,2- “Elevo meus olhos para os montes: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.”
Nos montes ficavam altares para ídolos, hoje o mundo tem vários ídolos e buscam segurança em dinheiro, trabalho, ciência, política, poder. Mas nossa segurança está no Senhor.
125:1-2 ‘Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre. ‘
- ADORAMOS JUNTOS EM UNIDADE (Salmos 132,133,134)
132 – Nos retrata a importância da presença de Deus na vida do adorador. A arca simbolizava a presença de Deus e sua aliança eterna.
133- ‘Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
134- ‘Bendizei ao Senhor , vós todos, servos do Senhor , que assistis na Casa do Senhor , nas horas da noite; erguei as mãos para o santuário e bendizei ao Senhor
- LEMBRAMOS DOS LIVRAMENTOS (Salmos 124 e 126)
124:1-2: ‘Não fosse o Senhor , que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; não fosse o Senhor , que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,’
Que livramentos você tem para lembrar: Não fosse o Senhor…
126:1-2: ‘Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. ‘
- PEREGRINAMOS EM TEMOR E HUMILDADE (127, 130, 131)
127 ‘Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. ‘ Salmos 127:1
130 ‘Se observares, Senhor , iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? Contigo, porém, está o perdão, para que te temam. ‘
131a ‘ Senhor , não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar;
- . A BÊNÇÃO DE DEUS ESTÁ SOBRE O LAR DO QUE O TEME
128:1′ Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!
No lar a veracidade do nosso temor a Deus é evidenciada. No lar não há mascaramento. o Salmista ressalta que aqueles que temem a Deus na sua vida cotidiana tem a bênção do Senhor.
Se buscarmos o Senhor:
Ele ministra sobre nossa casa;
Traz restauração;
Traz salvação;
CONCLUSÃO
Que estes pequenos poemas e canções venham trazer clareza no rumo da sua peregrinação neste mundo! Cada lição deste hinário antigo nos impulsiona na direção do alto em busca de maior comunhão com o Senhor.
Te encorajo a meditar em cada um destes salmos nesta semana.
Deus nos abençoe.
RAMON CHRYSTIAN A. LIMA
Notas:
1 – MacArthur, John. Comentário bíblico MacArthur (p. 1203). Thomas Nelson Brasil. Edição do Kindle.