Artigos,  CDs - Releases,  Cultura,  Indicações: Livros, CDs e mais

Review – Velhas Verdades Ed. Especial

VELHAS VERDADES

(Escrito para o jornal Tijuca em Foco – Maio 2016)

Na coluna desta edição desejo comentar um pouco sobre um trabalho que tenho ouvido atualmente: O disco Velhas Verdades edição especial de Eduardo Mano. Um trabalho independente  lançado no “underground” midiático pelas vias das redes sociais e sites especializados.

Se você é um tijucano, precisa conhecer a música de Eduardo Mano. Músico, design gráfico, compositor, publicitário, enfim, um artista talentoso. Conheço seus belos trabalhos musicais e publicitários há alguns anos e me chamou a atenção este àlbum Velhas Verdades.

vv

No disco, me parece haver uma busca pela simplicidade teológica expressa no cotidiano da vida. Letras inteligíveis expressando verdades bíblicas na vida do homem e seu encontro com Deus. “Raízes” é uma declaração de fé pessoal, uma fé que deve transcender a vida corrida que vivemos. Temática também abordada na canção “Quartos Vagos”, onde Eduardo fala da esperança da vida eterna. Um prisma que, por conta dos compromissos da vida acabamos por negligenciar. Nesta última canção participa também Diego Marins.
Seguem dois trechos dos poemas deste belo álbum:

 

Trecho de Raízes (Eduardo Mano)

De que vale ter posses e bens?
São raízes que me impedem de seguir
rumo à Cruz, às vezes tão distante
já sem forças ergo a voz e clamo a Ti.

Jesus, me dê Tua mão!
Jesus, me dê Tua mão!

De que vale ter o mundo em mãos
se eu perco o bem maior que encontrei?
Limitado homem sou, dai-me forças
para que o meu viver honre a Ti!

Trecho de Quartos Vagos (Eduardo Mano)

(…)Um lugar onde todos somos iguais,
somos um coração.
Onde o choro e a dor não existem mais,
só a graça e perdão.

Pra casa onde eu vou o pai já preparou lugar.

Há muitos quartos vagos, todos tem onde ficar.
O preço da hospedagem já foi pago para nós.
A vida de verdade só começa lá.

O álbum possui uma sonoridade folk e orgânica com sons de violões acústicos microfonados, cajón e percussões, mas me chamou a atenção os pianos que se encaixaram perfeitamente na proposta timbrística do álbum. Uma dica a você: ouça estas canções. 😀

Outros álbuns do cantor:

1. Canções para grupos pequenos;
2. Esperança…Ou músicas que não vão tocar nos cultos;
3. Guarda o teu coração;
4. Voz como o som de muitas águas.

Você pode fazer o download de todos os álbuns gratuitamente no site:
www.velhasverdades.com

Qual música de Eduardo Mano mais toca o seu coração? Diga-nos abaixo nos comentários!

Ramon Chrystian

Ramon Chrystian é ministro de música e adoração, formado em música sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB/RJ - FABAT), estudou guitarra elétrica na Faculdade Santa Cecília -SP, Conservatório Brasileiro de Música - RJ e Starling Academy of Music. Consagrado ao Ministério de Música na Igreja Batista Itacuruçá - Tijuca -RJ, atualmente é ministro de música na Terceira Igreja Batista de Cabo Frio/RJ. Autor do livro: Ministério de Música: Tensões na Liderança e a Renovação Pessoal. Ministra palestras em diversos congressos no Brasil tratando de temas como a elaboração de arranjos, guitarra elétrica e louvor e adoração. Como escritor colaborou com as revistas Louvor, Diálogo & Ação, o Embaixador. Colunista do jornal Tijuca em Foco, site Prazer da Palavra (Israel Belo de Azevedo) e Guitar Battle. Mantém o Blog www.letrasonora.com.br onde escreve periodicamente sobre música e adoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *