Por Ramon Chrystian A. Lima
- Vivemos no tempo das novidades. O tempo dos eventos, da próxima grande coisa. A busca pelo grandioso, em que a palavra “incrível” virou moda.
- Um tempo da busca pelo extraordinário. Percebemos isso ao observar nossas redes sociais.
- Um tempo da busca por heróis e gurus. Pastores gurus, cantores gurus, etc. Líderes carismáticos cujas palavras atraem milhares de seguidores.
- Há muitas palavras no mundo, mas precisamos nos voltar à palavra. No meio de um turbilhão de vozes e informações precisamos de uma referência concreta e segura.
“Vivemos numa era em que muitos cristãos, ainda que com sinceridade, confiam em pregadores de internet, em blogs, tuítes e trechos de áudio. Ainda que alguns desses conteúdos possam ser úteis, nada substituirá o meio simples, porém eficiente de crescer espiritualmente que o próprio Senhor deu ao seu povo. Devemos voltar nossos pés para os antigos caminhos3 das Escrituras e para os caminhos de homens e mulheres fiéis que vieram antes de nós.” ( Washer, Paul. Meios Essenciais de Graça (p. 7). Editora Trinitas. Edição do Kindle.)
- Deus nos deixou meios ordinários da graça: A bíblia, as orações, o ministério bíblico das ordenanças realizados em uma igreja local.
- Deus opera extraordinariamente através dos meios ordinários.
Para um ano extraordinário dê prioridade aos meios ordinários da graça de Deus.
A PALAVRA
Precisamos observar nossa vida à luz da palavra
“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Salmo 119.9)
Todo fim de ano os jornais fazem as famosas retrospectivas. Nós também precisamos das retrospectivas. Relembrar pode nos remeter a vitórias, a lutas e também à nossa maneira de viver.
É necessário fazer uma retrospectiva da nossa vida à luz da palavra de Deus. À luz dos preceitos bíblicos eternos deixados para os crentes em Jesus.
Precisamos de uma retrospectiva anual.
Precisamos de uma retrospectiva semanal.
Precisamos de uma retrospectiva diária.
Observar nossa vida conforme a palavra requer uma auto avaliação se nossa vida e nossos atos estão em conformidade com a palavra de Deus.
Precisamos permitir a Deus que nos molde. Precisamos que o Espírito Santo nos incomode de nossas mazelas. Orar como o salmista.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Salmo 139.23,24)
4 maneiras de nos encher da palavra
A palavra que nutre nosso espírito;
1- Cante a palavra; (Por isso são importantes canções com conteúdo bíblico, enquanto cantamos nós pregamos à nossa alma e aos outros)
2- Leia a palavra; (Diariamente: compre uma nova bíblia, dê de presente. Adquira bons devocionais, bons livros cristãos)
3- Ouça atentamente a palavra (Ouça com atenção a palavra pregada em sua igreja)
4- Fale da palavra; (Conversas edificam. Quando falamos da palavra e dos feitos de Deus em nossas vidas. Precisamos cultivar amizades espirituais que encorajem e edifiquem)
AS ORAÇÕES
A oração posiciona nosso coração em Deus
“Por que consideramos a oração uma prática tão difícil?”. O motivo mais óbvio é a nossa carne e a nossa contínua autossuficiência. Nossa carne odeia a oração secreta porque esta nega a autossuficiência, não deixa que o ego se vanglorie e transfere a admiração e os louvores dos homens para Deus.
- A oração diz para nosso ego que precisamos de Deus;
- Nossa carne quer gritar por nossa auto-suficiência;
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração. Romanos 12:12 (Ap. Paulo)
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração. 1 Pedro 4:7 (Ap. Pedro)
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41 (Jesus)
A IGREJA LOCAL
Precisamos congregar, não existe o evangelho do lobo solitário.
Seja parte de uma igreja séria fundamentada no evangelho bíblico de Jesus.
“A igreja local não é sinônimo de um estudo bíblico semanal, de um movimento paraeclesiástico, ou de ouvir alguns pregadores favoritos na internet. Essa distinção é importante porque muitos acreditam que estão obedecendo ao mandamento de congregar enquanto participam de comunhões informais que, embora possam ser úteis, não substituem a ordem inegociável de Deus, que é congregar em uma igreja local bíblica.” (Washer, Paul. Meios Essenciais de Graça (p. 21). Editora Trinitas. Edição do Kindle.)
Seja parte ativa de uma congregação local cujos membros e líderes estejam crescendo no conhecimento das diretrizes de Deus e andando em direção ao alvo da palavra.
“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.23–25).
Que Deus nos abençoe para vivermos junto dele um ano extraordinário.
——————————-
Recomendo a leitura deste livro:
Os comentários estão encerrado.