24 de setembro de 2020

Letra Sonora

Ramon Chrystian

Grandes Compositores 3, Ludwig van Beethoven

Ludwig van Beethoven é um dos compositores mais respeitados, citados e ouvidos de todos os tempos. Tanto quanto J.S.Bach e W.A.Mozart, inúmeras orquestras gravaram suas composições. Ficou marcado como um compositor de transição entre os períodos clássico e romântico da música ocidental.

Nasceu provavelmente no dia 16 de dezembro de 1770 em Bonn, no reino da Prússia, Alemanha. Aos 8 anos de idade teve aulas com o melhor mestre de cravos da cidade, onde escrevendo sobre seu incomum talento, relatou que aos 10 anos de idade Beethoven já dominava o repertório de Bach. Seu professor o apresentava como um segundo Mozart.

Beethoven era amigo do conde de Waldstein, que facilitou sua ida à Vienna,na Áustria, onde ele pôde estabelecer um bom relacionamento com a sociedade aristocrata vienense.

Em Vienna, estudou com Joseph Haydn, um dos maiores compositores do período clássico. Posteriormente, a história os apelidou de “Trindade Vienense”: Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn e Beethoven por caracterizarem o chamado “classicismo vienense”. Há quem diga que ele teve aulas com Mozart, outros, afirmam que este encontro não aconteceu.

Um dos acontecimentos que mais marcou sua vida foi a surdez que lhe acometeu causada por uma congestão dos centros auditivos. Beethoven, embora tenha tratado a surdez no médico, não quis que as pessoas soubessem deste seu problema. Além dos amores não correspondidos, a surdez foi um dos motivos de uma forte depressão em sua vida. Uma frase muito marcante descreve seu sentimento quanto ao problema auditivo e como ele se apegou à música:  “Foi a arte, e apenas ela, que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim.”

Beethoven compôs cerca de 343 obras. Dentre suas várias composições conhecidas estão(1):

  1. Sonata Ao Luar, Opus 27 nº 2 (1801)

2- Sonata Apassionata, Opus 57 (1804)

3-Sinfonia nº3 (Eroica), Opus 55 (1802)

4- Sinfonia nº5, Opus 67 (1807)

5-Sinfonia no9 em ré menor, op. 125

6-Concerto para piano e orquestra nº4, Opus 58 (1806)

7-Missa Solemnis, Opus 123 (1823)

Inscreva-se para receber atualizações

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: