Iniciando o estudo no violão e guitarra – Considerações

A guitarra e o violão são alguns dos instrumentos mais fáceis de tocar. Não precisa ser um perito para poder tocar várias das canções populares em nossas igrejas. 

Por outro lado, a guitarra e o violão exigem um esforço considerável por parte do aluno, se este quiser dominar completamente o instrumento. Para quem quer se dedicar mais ao estudo, estes instrumentos oferecem um campo ilimitado de expressão e de saber musical. Os grandes instrumentistas sabem muito bem da quantidade de desafios e recompensas que estão disponíveis a todos quanto estiverem dispostos a obtê-los.

Ressalto que para um aprendizado eficiente existe uma chave essencial: Um bom mestre e um bom discípulo. Então, tenha um bom professor ao seu lado, ele pode lhe abrir caminhos, apresentar bons atalhos e lhe ajudar a enxergar a música com novos olhos.

É importante dividir didaticamente os conteúdos de estudo: Estudo teórico, estudo técnico e estudo de repertório. Embora esses estudos estejam divididos didaticamente, eles estão interligados entre si. O estudo teórico (e aqui recomendo um estudo sistemático de harmonia funcional também), geralmente é aplicado com o uso da técnica e ambos são aplicados no estudo de repertório, chegando assim, a um objetivo importante que é a execução com eficiência de peças musicais e o desenvolvimento sensitivo do aluno.

Um abraço!
Ramon Chrystian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *