MINISTÉRIO DE LOUVOR | COMO SE PREPARAR PARA ENSAIOS? – 4 – MUSICALMENTE (4/4)

worship4- Musicalmente

Chegamos ao final desta pequena série tratando do preparo para ensaios (e também celebrações). Devemos dar uma atenção especial também na área musical, que é uma área técnica.

O preparo musical envolve:

• Verificação da ordem de culto e setlist das músicas a serem executadas.
• Audição dos arranjos selecionados em mp3 ou vídeos.
• Estudo das músicas com as cifras ou partituras que serão usadas no ensaio. Dê atenção à forma da música: Parte A, parte B, repetições etc.
• Para os instrumentistas é necessário que durante o estudo ele também selecione os equipamentos e timbres que usará em cada música, bem como o que irá executar em cada seção da música. Teclados, sons de piano, pads, rhodes, guitarras clean ou com overdrive, violão arpejado ou com levadas rítmicas são alguns exemplos. Há uma infinidade de possibilidades.
• Os vocalistas precisam entender qual será sua participação no arranjo. Que seção irá cantar, dividir vozes, ficar em silêncio, etc.

É muito importante que desde o início do preparo todos estejam imbuídos de uma consciência de acompanhamento. A ministração dos louvores e hinos são para a congregação cantar, os músicos e vocalistas estão para ajudar esta congregação, o que é bem diferente de uma performance de um cantor que não tem esta preocupação pois ele está apresentando sua arte.

Após se preparar espiritualmente, mentalmente, fisicamente e musicalmente é hora de partir para a ação. Bons ensaios e boas celebrações! 😀

Gostaria de saber: como você costuma se preparar para os ensaios? Nossa sessão de comentários está aberta.

RAMON CHRYSTIAN DE ALMEIDA LIMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *