Música e Adoração

OS BENEFÍCIOS DO CANTO CORAL*

*Escrito para o  jornal Tijuca em Foco

Não é à toa que muitas empresas, tais como a Petrobrás, Rede Globo, SBT, IBGE e BNDES adotam e incentivam a prática do canto coral pelos seus funcionários. Certo dia estava conversando sobre este assunto com o professor Dr. Eduardo Lackschevitz (UNIRIO) que desenvolve trabalhos há anos na área coral, inclusive em empresas como a Rede Globo e nesta conversa, surgiram diversos pensamentos. Dentre estes, conversamos sobre os elementos que envolvem a prática coral, o que é algo de extrema importância para todos que vivem em uma sociedade cujas empresas esperam cada vez mais de seus empregados.

Na coluna de hoje, proponho pensarmos sobre dois dos vários benefícios da prática coral e sua importância no desenvolvimento humano:

Benefício Sociológico: Cada vez mais as empresas percebem o valor que tem a virtude dos bons relacionamentos. Não adianta ser um exímio profissional e ser uma pessoa antipática, difícil de conversar e se relacionar. Além deste contato social efetivo, no canto coral, o coro deve agir com uma integração tal que seu som soe como se fosse uma só pessoa cantando. O corista deve aprender a ouvir e perceber o que está ao seu redor.

Outro ponto importante é o fato de que no coro podem estar gerentes junto com diretores, junto com porteiros, junto com produtores, junto com recepcionistas. É anulada a barreira da hierarquia, o que gera uma integração muito maior da corporação.

Benefício Psicológico: Segundo o Jornal do Brasil:

“(…)a música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico, reduzindo os sentimentos de ansiedade, solidão, e depressão, males que atingem a sociedade moderna, principalmente os idosos. (…) a música é capaz de trazer a leveza para as adversidades do dia a dia. Outro detalhe muito importante, é que através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo, álcool, e drogas. Agentes, que prejudicam os pulmões e os reflexos auditivos e visuais.”[1]

Poderiam ser citados diversos outros benefícios, como o desenvolvimento da proatividade, liderança, desenvolvimento cognitivo, motor, etc.  Enfim, várias das virtudes procuradas pelas empresas nos profissionais podem ser desenvolvidas através da atividade coral. E você, o que está esperando para cantar?

RAMON CHRYSTIAN A. LIMA

 

 


[1] Jornal do Brasil. Os benefícios do canto coral para a saúde do corpo e mente.
Disponível em: <http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/06/20/os-beneficios-do-canto-coral-para-a-saude-do-corpo-e-mente/>

1 thought on “OS BENEFÍCIOS DO CANTO CORAL*

  1. Eesse assunto é exatamente o que pretendemos com nossos alunos da cadeira de canto coral da Faculdade de Música da Universidade de Passo Fundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *