Liderança

REFLEXÕES PARA UMA LIDERANÇA SUSTENTÁVEL 4 – A noite escura da alma (The dark night of the soul)

Quando a luz se vai

(Copyright © 2011 by Marshall Shelley – Leadership Journal/ trad. e adapt. Ramon Chrystian A. Lima)

Disponível (em inglês) em: http://www.christianitytoday.com/le/2011/fall/lightgoesout.html
Acesso em: 14 de nov. 2011

 

Na última noite, dois amigos meus maratonistas me contaram das frequentes dificuldades que ocorrem quando chegamos à marca dos 32 kilômetros em uma maratona, quando o glicogênio dos corredores  (reserva energética encontrada nos músculos) estão esgotados, forçando-os a diminuir o ritmo consideravelmente.
 
Eles descreveram seus pés pesados como chumbo, a coordenação muscular começando a falhar e a dúvida esvaindo sua motivação. Eles tinham que abastecer seus corpos com mais glicose a fim de terem alguma esperança de chegar ao final.
 
Eu os parabenizei por terem chegado ao final! Afinal de contas, a maioria das pessoas nunca chegarão ao final porque elas nunca poderão percorrer os 32 kilômetros para alcançar a chegada. Todas as partes do corpo terão falhado antes mesmo de se esgotar o glicogênio.
 
Os líderes cristãos frequentemente descrevem um fenômeno similar na vida espiritual. Este fenômeno é chamado de "a noite escura da alma". Uma frase atribuída a São João da Cruz no séc. XVI descreve uma noite escura, que pode durar anos. Deus parece ausente. É um momento de desolação e abandono. As orações parecem pesadas, a fé não vem facilmente e a confiança vai sendo minada.
 
Você já experimentou algo parecido? Se não, sendo um líder cristão, você possivelmente sentirá algo semelhante.
Muitas pessoas, inclusive ateus, afirmam sobre a ausência de Deus. Falam de sentirem escuridão, mas nunca souberam o que é andar na luz. Eles não permitem a presença de Deus em suas vidas, mas não é este tipo de escuridão que estamos tratando neste texto.
 
Greg Hunt, em seu livro Blackbird Singing in the Dead of Night, descreve os diversos tipos de escuridão que os líderes cristãos experimentam. Dentre estes estão:

Falta de fé – Como o pai de um menino com espírito imundo, descrito no evangelho de Marcos: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! (Marcos 9:24)
 
Obstáculos morais – Em Isaías 59.2 está escrito que nossas escolhas pecaminosas podem nos afastar de Deus. "Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá."

Sejam por estes ou outros motivos, a "noite escura" é o que os cristãos experimentam quando a luz acolhedora que conhecem se vai.
Muitos líderes cristãos experimentaram uma noite escura da alma. Suas histórias são sombrias mas também encorajadoras. Assim como estes períodos podem ser duros e podemos nos sentir desorientados, são nestes momentos de escuridão que Deus realiza poderosos e abençoadores feitos.

A boa notícia é que ainda que não consigamos enxergar a luz, o sol continua a brilhar. Nós podemos estar em uma posição atual em que não conseguimos vê-lo. Talvez seja necessário esperar o amanhecer e, na espera, enquanto não podemos enxergar nada, creia que Deus continua trabalhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *