Indicações: Livros, CDs e mais

Review – FORTE Premium – Parte 1

FORTE PREMIUM – SOFTWARE DE NOTAÇÃO MUSICAL

 

FORTE6_Premium_3DdunklerSchatten_webO software Forte é desenvolvido por uma equipe de músicos alemães que me parecem bastante inconformados com os atuais editores de partituras.

Algo muito interessante é a missão da empresa: “Our mission is to create the easiest music notation software possible”. Algo como: “Nossa missão é criar o software de notação musical que seja o mais fácil de se utilizar possível.”

Só aí já dá para se ter uma idéia da proposta da equipe encabeçada pelo professor universitário Wulf-Dieter Lugert que trabalha com softwares musicais desde a década de 70.

Como músico profissional sempre me incomodou, e a vários amigos também, a dificuldade de se escrever partituras, pois geralmente os programas são bem complexos. Às vezes passamos horas e horas tentando aprender algumas funções e isso frustra bastante, na verdade, dá vontade de escrever à mão. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que a escrita automatizada tem um acabamento diferenciado, limpo, sem contar as opções de recorte e colagem, bem como ouvir o que se está compondo, visto que quase nunca temos um grupo vocal ou intrumental para ficar testando a escrita.

A primeira impressão do software é que ele faz jus à proposta, tendo uma interface simples e intuitiva. Possui abas que lembram as do pacote Office, onde temos as opções de edição, inserção, visualização, reprodução, exportação, importação, opções e ajuda.

Algo que de cara me chamou a atenção neste software foi o chamado Music Ruler (veja na imagem abaixo) onde uma espécie de régua nos ajuda a inserir as notas exatamente no tempo desejado, evitando erros e a perda de tempo de ficar corrigindo a toda hora notas no lugar errado. Simples e direto.

musicruler

Comecei a utilizá-lo a pouco tempo e já estou gostando muito. Temos hoje bons programas de edição, e temos a tendência de permanecer com os mesmos, visto que a usabilidade é o fator que mais pesa. A verdade é que não temos muita paciência para aprender a usar outro software.

Se você pensa assim, como eu, você não vai se frustrar ao experimentar o FORTE, porque acredito que o software veio para mudar os conceitos.  Um software feito de músico para músico com a ênfase na usabilidade.forte premium

Você pode fazer um teste gratuito através do site oficial: http://www.fortenotation.com/en/

Minha primeira impressão é que vale a pena. Vou continuar utilizando para descobrir outras funcionalidades do produto e posto aqui para vocês.

Até mais!
Ramon Chrystian

10628340_766557056726701_149051513173505027_n.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *