Música e Adoração

Carta aos chamados

O enigma a ser decifrado é: por que tantas pessoas vivem de forma tão ruim? Vidas não tanto caracterizadas pela maldade, mas pela mediocridade. Não tanto caracterizadas pela crueldade, mas pela estupidez. Há pouco a se admirar e muito menos a imitar nas pessoas proeminentes de nossa cultura. Temos celebridades, porém, não santos. Artistas famosos procuram entreter toda uma nação de entediados insones (que não dormem)(…) Atletas mimados e arrogantes apresentam-se para espectadores apáticos e preguiçosos.

As pessoas, desesperançadas e aborrecidas, procuram distrair-se com frivolidades e lixo. A busca pela justiça ou da saga da bondade não dão notícias de primeira página (Eugene Peterson – Corra com cavalos.ed. Ultimato)

“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem intensamente pela fé de uma vez por todas confiada aos santos” (Judas 1.3)

AUTORIA: Judas irmão de Jesus (não é o Judas traidor).
DATA: Entre 65 – 80 d.C.
DESTINATÁRIO:Aos que foram chamados, amados por Deus pai e guardados por Jesus Cristo
MOTIVO: Os ensinos religiosos e filosóficos da época estavam se infiltrando na vida de forma sutil ameaçando a fé dos cristãos. O que é muito importante para nós refletirmos é que os mesmos problemas da época de Judas estão presentes nos dias atuais COM UMA NOVA ROUPAGEM. O homem conseguiu se desenvolver em tantas áreas como a nanociência, as modernas tecnologias da medicina, nos avanços no descobrimento do espaço, mas sua conduta moral está degenerando e o seu vazio interior está se alargando de maneira catastrófica.

Necessário é: identificar esses ensinos, e como cristãos seguirmos firmes o conselho de batalharmos pela fé firmada unicamente na palavra de Deus e não nas filosofias humanas. Quais eram as principais características desses ensinos anti-bíblicos pregados na época de Judas?

Mentiras antigas… Num mundo novo(Gnosticismo, neo platonismo,etc.).

MENTIRA ANTIGA: Deus não entra em contato com os homens. Um ser divino e poderoso não pode se contaminar com a carne.
Nova roupagem: Deus é santo demais para mim! Eu sou pecador! Não consigo ser santo o suficiente para que Deus me aceite! 

O que a bíblia diz a respeito disso:
1- Isaías 1. 18: “Embora os seus pecados sejam vermelhos como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.
2- Hebreus 9.14: “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada(sem mancha) a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!”
Não há pecado que não possa ser apagado.

Já que não podemos nos tornar deuses e perfeitos em ações para termos comunhão com Deus, Ele se tornou homem, tomou a forma imperfeita (humana) sendo perfeito (Deus) para restabelecer o relacionamento com a natureza caída. Jesus Cristo é Deus, é Deus pessoal… E está muito mais perto do que imaginamos.

MENTIRA ANTIGA: A redenção é reservada a homens psíquicos (Segundo eles pessoas boas, como os profetas)e aos os pneumáticos (Super – espirituais). Super-homens com super-conhecimentos.
Nova Roupagem:
1. O que vale é minha aparência espiritual desvinculada da ética, da honestidade e dos cuidados morais com o corpo.
2. Se eu for uma boa pessoa posso me redimir. Só me importa a ciência.

Até mesmo uma hipotética santidade humana é caída como diz Spurgeon:
“As iniqüidades da nossa adoração pública: sua hipocrisia, formalidade, indiferença, irreverência, inconstância de coração, e o esquecimento da parte de Deus – que boa medida nós termos aí! Nosso serviço para o Senhor, sua ambição, egoísmo, descuido, desleixo, descrença – quanta mácula! Nossa devoção particular, sua debilidade, frieza, negligência, sonolência, e vaidade – que monte de terra improdutiva! Se olhássemos mais cuidadosamente, perceberíamos que esta iniquidade é muito maior do que aparenta ser à primeira vista."

[inset side="right" title=""] Nossa devoção particular, sua debilidade, frieza, negligência, sonolência, e vaidade – que monte de terra improdutiva! Se olhássemos mais cuidadosamente, perceberíamos que esta iniquidade é muito maior do que aparenta ser à primeira vista."[/inset]

O que a bíblia diz a respeito disso:
A bíblia é absolutamente clara: O homem por seus méritos não pode ser salvo. Não há obra ou santidade humana desvinculada de Jesus Cristo que possa nos reconciliar com Deus.

1- João 14.6 – “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.
2- Atos 4.12 – “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos”.
3- Romanos 11.6 – “Se é pela graça, já não é pelas obras; se fosse, a graça já não seria mais graça.”

[inset side="left" title=""] “Enquanto Jesus sustenta nosso pecado, Ele apresenta diante da face do Pai não a nossa santidade, mas a sua própria. Oh! quanta graça por ver o nosso grande Sumo Sacerdote pelos olhos da fé!” (C.H. Spurgeon). [/inset]

Nem por nossa santidade… muito menos por nossas boas ações, mas única e exclusivamente pela graça e misericórdia de Deus, manifestada em Jesus… é que podemos ser salvos.

MENTIRA ANTIGA: Os gnósticos consentiam com a destruição e a prevaricação do corpo. O corpo pode ser usado de qualquer maneira. 
" Da mesma forma, estes adormecidos contaminam o próprio corpo (…)" (Judas v.8)
Nova roupagem:
Alguns “mandamentos” no mundo moderno:

[list class="bullet-post"] [li] Não te aborrecerás[/li] [li] Deitarás e rolarás[/li] [li] Cochilarás à sombra[/li] [li] Bronzearás o teu corpo[/li] [li] Curtirás as ondas[/li] [li] Lucrarás nos negócios[/li] [li] Zelarás pelo teu dinheiro[/li] [li] Viverás feliz para sempre[/li] [/list]

MENUDOS- 1984

Vá em frente, entra numa boa
porque a vida é uma festa
Não console, não domine,
não modere, tudo isso faz muito mal
Deixe que a mente se relaxe faça
o que mandar o coração

Chega de fugir de se esconder e
deixar a vida pra depois
Não persiste mas se o mundo quer,
o tempo corre
Nada vai te esperar
Entra de cabeça nos teus sonhos, só assim
você vai ser feliz
Por isso…
Canta, dança, grita, ô ô ô ô
Não se reprima, não se reprima

 

HEDONISMO- -PRAZER A QUALQUER CUSTO
(a) O importante é divertir-se, viver bem, fugir das responsabilidades e das complicações da vida. Não importa se daqui a um minuto a pessoa vai quebrar a cara… o importante é ter o prazer a qualquer custo.
(b) Não venha me falar da sua vida… ela é muito triste.  Quer dizer o seguinte: “Olha, não venha me perturbar com suas coisas… não me traga mais complicações… não quero saber da sua vida.

Irracionalismo – Tomadas de decisões baseadas na vontade, intuição, extintos e sensibilidade. Não à razão e muito menos aos princípios bíblicos.
Consumismo – Tendência a comprar exageradamente. “Para todas as suas necessidades, há produtos disponíveis. Mas se você não tiver necessidades a satisfazer, a publicidade cria estas necessidades também. Não se sinta culpado. Comprar já é uma necessidade.” (Azevedo, Israel Belo. O olhar da incerteza).
Pansexualismo – Segundo esta moral permissiva, que no Brasil dos 80 tinha o nome de“Política do corpo", cada um faz o que quiser com o seu corpo. Ele lhe pertence como fonte de prazer. Isso desencadeou uma revalorização do corpo, como na Roma antiga. Era importante ter um corpo bem cuidado, contornado pelo esporte e numa dieta alimentar saudável.  Essas três facetas revelam o principio do hedonismo: O que importa é viver intensamente cada momento da vida. Viver para o momento é a paixão dominante: viver agora, não para o futuro; viver para si mesmo, não para os outros. Há alegria nisto, mas há também desespero. O desespero está em que, já que a vida não tem sentido, já que não existe futuro, o melhor é embriagar-se com o presente.” (Azevedo, Israel Belo. O olhar da incerteza)

O que a bíblia diz a respeito:
1- 1Coríntios 6. 18-20 – “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”
2- 2 Coríntios 7.1 – ”Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.”
3- Filipenses 4.8,9 – “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.”

CONCLUSÃO
Constatamos que a história humana é cíclica e que os problemas causados pelo homem, que quer ser independente de Deus, são os mesmos.
Nosso dever é batalhar intensamente pela fé bíblica e verdadeira que nos foi confiada.

“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, domínio e poder, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!” (Judas v.24,25)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *