Notícias & Eventos

XX Congresso AMBC – 5 e 6 de Julho

IB Méier – Rua Hermengarda 31 – Méier

Tema: “Gerações Unidas na Adoração”
“O teu nome, eu o farei celebrado de geração a geração, e, assim, os povos te louvarão para todo o sempre.” Salmos 45:17
Regente do coro do congresso: Marcus Vinicius Vianna

1. Canto – Márcia Eusébio (RJ)
Bacharel em Música Sacara pelo STBSB, fonoaudióloga, formada no curso de bacharelado em canto pelo Conservatório Brasileiro de Música. Hoje, atua como Ministra de Música na Igreja Presbiteriana de Bangu. Participou do grupo Polifonia Carioca como corista e também como solista, sob regência de Ueslei Banus.
Direcionada a solistas e pessoas que cantam em corais, conjuntos ou grupos. Tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre uma boa qualidade de som vocal a partir de técnicas de respiração, postura corporal, pronuncia e expressão, sem perder de vista o canto como expressão de Louvor e Adoração a Deus.

2. Musicalização Infantil – Mônica Coropos (RJ)
Inciou seus estudos em piano na EMUFRJ, Graduação em Educação Artística – Habilitação em Música da UFRJ. Pós-graduada em Música e Educação pelo IBEC/Universidade Gama Filho. Compositora e autora do Projeto Musicalizando com Alegria.
Voltada a pessoas que trabalham com crianças. Tem como objetivo esclarecer a função da música enquanto linguagem artística, educacional e como um veículo da palavra de Deus às crianças e aos que as cercam, assim como auxiliar nos conhecimentos musicais básicos para escolha de repertório, organização do espaço e dos grupos infantis, atividades, entre outros.

3. Coreografia – Vladmir Santos (RJ)
Pastor e Coreógrafo Vladimir de Souza, casado com Sheila Alves e pai de Marianna e Geovanna. Formado em fisioterapia pela Estacio de Sá, Ganhador do premio “HUTUZ” 2005 -2006, Palestrante no II FÓRUM PERMANENTE SOBRE ACOLHIMENTO(TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO). Líder do Ministerio de Dança Street Dance Cristo Vive.
Destinada aos que participam ou querem participar em grupos de coreografia e dança. Tem como objetivo refletir sobre a Dança como Ministério, o seu desenvolvimento nas Igrejas abordando questões relacionadas á vestimenta, a vida espiritual e a excelência no trabalho de Deus.

4. Coro Jovem e Adolescente – Marcus Vinicius Vianna (GO)
Bacharel em Música Sacra com especialização em piano no STBSB, Técnico em Piano no Curso Técnico da Escola de Música da UFRJ, Graduado em Regência Coral pela UNIRIO. Foi Regente do Coro Infantil da Pro-Arte. Publicação pela AMBB: Canto Congregacional Criativo. Ministro de Música na PIB de Goiânia.
Voltada para pessoas que trabalham com Coros de Jovens e de Adolescente. Tem como objetivo orientar sobre a organização do trabalho com esses corais abordando temas que tratem de repertório, especificidade das faixas etária e de gênero assim como extensão vocal, timbre, harmonia entre outros assuntos.

5. Música e Movimento na Terceira Idade – Berenice Antunes (RJ)
Musicoterapia pelo CBM e Coreoterapia e qualidade de vida na terceira idade pelo Instituto Betheseda; Fonoaudióloga no Hospital da UFRJ; Membro da PIB Vila da Penha.
Está voltada para líderes da Terceira Idade e tem como objetivo propor a experiência de musicalização direcionada para idosos visando o fortalecimento da vida cristã dos mesmos, da sua autoconfiança de modo a garantir sua participação social com criatividade, concentração e expressividade.

6. O Passo – Marta Keila (RJ)
Formada em Piano pela Escuela Vocacional de Arte Gral Grancisco Muñoz, Tunas, Cuba. Bacharel com especialização em Regência no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Graduando Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ministra de Música na PIB Paraíso – São Gonçalo
O Passo é um método prático e inovador de Educação Musical. Ideal para quem precisa ensinar música a coristas, liderados , alunos particulares, etc de una forma dinâmica e eficiente. Pode ser trabalhado em grupo ou individualmente. Dentre suas múltiplas vantagens, O Passo desenvolve a tão almejada precisão rítmica, e desenvolve um alto senso de afinação. É baseado no andar, onde temos o corpo como nosso maior aliado. O Passo é um método muito eficaz!!!

7. Prática de Banda e Big Band – Leonardo Gomes (ES)
Bacharel em Música Popular Brasileira (Arranjo Musical) pela UNIRIO. Pós Graduado em Licenciatura na Universidade Cândido Mendes. Ministro de Música na Primeira Igreja Batista da Glória – ES
Tem como objetivo otimizar a prática dos instrumentistas no sentido de obter resultados práticos de qualidade tornando os ensaios mais produtivos. Abordará questões voltadas à função de cada dos instrumentistas da banda e big band no contexto da igreja.

8. Back Vocal – Vagner Araújo (RJ)
Técnico em Saxofone pela Escola de Música Villa-Lobos, e Bacharel em Música Sacra no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Participou como cantor, saxofonista e Back Vocal em várias bandas e cantores evangélicos. Ministro de Música na PIB São João de Meriti.
Tem como objetivo acrescentar conhecimentos aos que desejam participar como Back Vocal, entendendo a função dessa especificidade assim como a forma adequada de execução dessa atividade. Engloba conhecimentos sobre timbre, classificação vocal, tessitura e harmonia vocal entre outros.

9. Multimídia – Ednaldo Souza (RJ)
Bacharel em musica pelo Seminário Bíblico Batista do Rio de Janeiro, Técnico em Saxofone – Escola de Música Vila Lobos professor de música e informática e Graduando em Pedagogia na Universidade Estácio de Sá. Ministro de música na Igreja Batista memorial em Pavuna.
Esta oficina tem por finalidade prover informações práticas e de ajuda no planejamento e preparação de uma apresentação eficiente, pois sabemos que preparar e transmitir uma apresentação com áudio-visual satisfatória não é uma tarefa fácil. Queremos tirar o melhor proveito do projetor de multimídia, estabelecendo princípios para o seu uso, desde a escolha do software e hardware como na elaboração dos slides, tornando o processo de comunicação mais atrativo para o expectador.

10. Regência de Coro e de Orquestra – Anderson Alves (RJ)
Maestro, pianista e compositor, tem atuado no cenário musical do Rio de Janeiro com Concertos Música de Câmara, programas inteiros dedicados a Música Brasileira bem como obras de estréia mundial. Estudou no Seminário de Música da Pró-Arte; UniRio, onde fez seu curso de extensão em regência orquestral; Conservatório Brasileiro Música, onde realiza os cursos de graduação em Bacharel em Regência e Licenciatura em Música.
É direcionada às pessoas que tenham o interesse em ampliar seus conhecimentos sobre Regência Coral e de Orquestra. Tem como objetivos abordar os temas sobre gestual, formação de orquestra, escolha de repertório para diversas faixas etárias e gêneros e estilos.

11. Liderança – Sandra Mara (RJ)
Bacharel em Educação Religiosa, Pós graduada em Metodologia do Ensino Superior, Psicóloga Clínica, Graduada em Psicologia, Pós Graduada em Neuropisoterapia. Foi missionária da JMN por 25 anos Coordenadora do Ministério da Proclamação da Igreja Batista Itacuruçá.
Destinada às pessoas que estão envolvidas ou desejam envolver-se com a coordenação de atividades musicais nas igrejas. Tem por objetivo explorar os aspectos da gestão de pessoas e recursos assim como ampliar os conhecimentos sobre o comprometimento de um líder, suas competências, responsabilidades e relações como os componentes do ministério, tendo como base os ensinamentos bíblicos.

Orador: Pastor Josué Valandro Junior (IB Central da Barra)

Participações:
Grupo Vocalis
Coro e orquestra dos Músicos Batistas Cariocas

Painel

Percebendo que a liderança de música de nossas igrejas vem se deparando cada vez mais com um grupo heterogêneo de pessoas envolvidas no Ministério de Música, propomo-nos a refletir a partir do tema GERAÇÕES UNIDAS NA ADORAÇÃO a integração dessas várias gerações na adoração de nossas igrejas, organizando em nosso congresso desse ano um momento que pretende ser um espaço de reflexão, diálogo e comunhão entre nós músicos da AMBC. Para tanto, escolhemos como gênero deflagrador da situação comunicativa um painel intitulado Geração de Adoradores em interlocução.
O mesmo tem como:

Objetivo geral do Painel: Discutir a relevância nos dias atuais do canto coral e das equipes de cânticos nas igrejas, assim como suas especificidades e suas abrangências.
Objetivos Específicos do Painel:
· Perceber o Ministério de Música/Departamento de Música como um espaço agregador, tendo o Ministro de Música/ Diretor de Música como um discipulador.
· Discutir as relações que envolvem o Ministério de Música/Departamento de Música (Ministro/Diretor – músicos instrumentistas – músicos vocalistas – regentes – pastor – solistas – etc…)
· Refletir sobre a função do canto coral e das equipes de cânticos como veículos educativos e de evangelização.

Público Alvo: Ministros de Música, diretores de música, seminaristas, lideres das equipes de cânticos; instrumentistas; vocalistas; regentes de orquestras, regentes congregacionais; regentes de coros e suas diretorias; responsáveis pelo equipamento de som da igreja entre outros.

Expositores: MM Theogenes Figueiredo; Pr. Edvaldo Sousa; MM Ramon Chrystian; MM Vagner Araújo

Programação
05/07/2013 – Sexta
13:00h – Chegada
13:30h – Abertura
14:00 – Mensagem – Pr. Josué Valandro Jr.
15:00 – Ensaio do Coro do Congresso com MM Marcus Vinícius Vianna
16:30h – Painel – Geração de Adoradores em interlocução
18:00 – Recital de Piano – Diogo Aragão
18:30 – Intervalo
19:30 – Culto cantado com coro e orquestra dos Músicos Batistas Cariocas

06/07/2013 – Sábado
09:00 – Devocional e Informações
09:30 – Ensaio do Coro com MM Marcus Vinícius Vianna
11:00 – Oficinas
13:00 – Almoço
14:00 – Grupo Vocalis
14:30 – Oficinas
16:30 – Ensaio com MM Marcus Vinícius Vianna
17:30 – Sorteio
18:00 – Master Class Canto – Márcia Euzébio
“Canto Lírico X Canto Popular – Aplicado ao Canto no Culto”
18:45 – Intervalo
19:00 – Celebração de encerramento

Investimento: 40,00

Conta para depósito:
Juventude Batista Carioca
Banco Bradesco
Agência:1125
C/C:6895-0

Enviar comprovante de depósito para congressoambc@gmail.com

*A cada cinco inscrições a sexta é gratuita
*almoço não incluso

Ficha de Inscrição:
Nome:
Endereço:
Bairro:
CEP:
Cidade:
Data de Nascimento:
Estado:
Telefone:
E-mail:
Igreja:
Função na igreja:
Oficina (escolher uma):
( )Canto ( )Música e Movimento na terceira idade ( ) O Passo
( ) Coreografia ( )Coro Jovem e Adolescente ( )Prática de banda e Big Band
( )Back Vocal ( )Musicalização Infantil ( )Liderança ( )Multimídia
( )Regência Coro e Orquestra

· Leia com atenção a descrição de cada oficina
· Escolha apenas uma oficina
· As vagas por oficina são limitadas. Não deixe sua inscrição para a última hora.
· Os participantes de oficinas de instrumentos e orquestra devem levar seus respectivos instrumentos e estantes.
· Os certificados serão entregues na noite de sábado

Realização: AMBC
Apoio: Convenção Batista Carioca
Juventude Batista Carioca

cartazambc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *