2 de dezembro de 2020

Grandes Compositores 2 – J.S.Bach – Jesus a Alegria dos Homens

Certamente alguma vez você já deve ter ouvido Jesus alegria dos homens. É uma das peças mais populares de Bach, não somente pela riqueza técnica e beleza melódica, mas também por ser uma música propícia para ambientes de culto e adoração a Deus.

 Jesus alegria dos homens é o último coral da cantata “Herz und Mund Tat und Leben” (BWV 147).  Johann Schop, um virtuoso violinista e compositor alemão, compôs a linha melódica deste coral e Bach compôs a harmonia e a instrumentação do mesmo.

Do ponto de vista da composição, Bach representou o apogeu da chamada seconda pratica. Para ele, a música seria melhor na medida em que ela melhor expressasse o que as palavras queriam dizer. A composição musical torna-se uma expressão viva da idéia textual.

“Ziegler, aluno de Bach declarou categoricamente que o mestre encarecia sempre a necessidade de tocar os Prelúdios-Corais não apenas musicalmente, mas, sobretudo, de acordo com o espírito da letra associada ao coral” 1

 O Dr. Parcival Módolo em um de seus artigos corrobora a idéia de que recursos musicais eram usados para ajudar a expressão musical do texto na composição:

 “Representar cada palavra do texto era preocupação antiga, anterior a Bach e a Walther. Ali pelo ano de 1606, um grupo de compositores, regentes e teóricos de Hamburgo, reuniu-se para elaborar uma espécie de catálogo de figuras retórico-musicais.” 2

Bach escrevia sua música com temor a Deus. Pretendia fazer algo próximo da perfeição pois Deus é perfeito, diferentemente da música dos palácios, onde o músico objetivava agradar o rei e ganhar o seu dinheiro. De uma forma magnífica, Jesus alegria dos homens expressa o calor e a ternura que o cristão comprometido sente pelo salvador. “Ele é minha força, minha dádiva e meu maior tesouro. Não vou deixá-lo ir de meu coração”.

Esta obra de arte criada já tocou o coração de milhões de pessoas que certamente compartilham deste mesmo sentimento: o de ter Jesus vivo, presente, transformador e que traz a alegria da vida. Um sentimento genuíno do verdadeiro natal.

RAMON CHRYSTIAN

A quem desejar ouvir, deixo disponível Jesus a alegria dos homens (Jesus Bleibet Meine Freude) aqui:
Notas:
1.(SEKEFF, Maria de Lourdes (org.). Arte e culturas:estudos interdisciplinares.São Paulo. Annablume: Fapesp,2001.

2. MODOLO, Parcival. Música: Explicatio Textus, Prædicatio Sonora.

<http://musicaeadoracao.com.br/20231/musica-explicatio-textus-praedicatio-sonora/> Acesso em: 26 nov. 2012.

Participe aqui Grupo de conteúdo do Telegram
Receba grátis no Telegram o eBook:
10 modelos de ordem de culto | Vida Cristã

Você pode também se inscrever em nossa lista de emails abaixo.
(O eBook está lá no grupo do Telegram, ok? Só entrar e baixar :D)

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: