Rearmonização por áreas
Artigo escrito para a Revista Louvor (JUERP) Prazer da Palavra e coluna no site GuitarBattle
No campo harmônico os acordes exercem funções diferentes, cada um é responsável por criar algum tipo de sensação. Digo sensações porque a música é algo abstrato e não se pode palpar. Podemos separar os acordes de um campo harmônico em três grupos principais ordenados por funções:
Ex. Campo Harmônico de Dó Maior:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
- FUNÇÃO TÔNICA – São
acordes de repouso: I7M, IIIm7 e Vim7, no exemplo acima seria C7M, Em7 e Am7. obs: O acorde C7M pode ser substituído pelo C6
- FUNÇÃO SUBDOMINANTE – São acordes que produzem uma leve suspensão: IIm7, IV7M, no exemplo acima seria Dm7 e F7M.
- FUNÇÃO DOMINANTE – São acordes que causam tensão, pedem por uma resolução: V7 e VIIm7(b5), no exemplo acima seria G7 e Bm7(b5).
Você pode experimentar as sensações provocadas pelas funções tocando uma progressão simples I – IV – V- I. Você vai sentir algo como no gráfico a seguir:
(Clique na imagem para ampliar)
Toda musica tonal passa de alguma forma por esse gráfico, levamos também em conta que se pode ter uma complexidade bem maior. Mas o que é interessante para nós observarmos é que podemos enriquecer a harmonia de alguma canção acrescentando ou alterando os acordes de mesma função.Supondo que você tenha uma musica com a seguinte progressão:
|| G | G | C7M | D7 | G ||
Podemos reharmonizá-la seguindo os seguintes passos:
1- Identificamos a tonalidade. No caso acima, a progressão está na tonalidade de Sol maior, portanto seu campo harmônico é: G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)
sendo de:
Função Tônica: G7M; Bm7; Em7;
Função Subdominante: Am7; C7M
Função Dominante: D7;F#m7(b5).
2- Identificamos as áreas da progressão:
|| G | G | C7M | D7 | G ||
Tônica Subdominante Dominante Tônica
3- Reharmonizamos a progressão substituindo e/ou acrescentando acordes de mesma função harmônica:
|| G7M G6 | Em7 | C7M Am7 | F#m7(b5) D7 | G6 ||
Tônica Subdominante Dominante Tônica
Em três passos simples você pode estar alterando a harmonia de uma música, podendo torná-la mais agradável ou mais apropriada para um determinado contexto.
Tenha em mente que nem sempre a reharmonização é a melhor opção. Ela é mais uma opção. Muitas vezes a simplicidade é a melhor escolha. Portanto, faça uso do bom senso, tome cuidado para não ferir o estilo da música a ser reharmonizada cuidando também para não agredir a melodia da mesma. Certamente você obterá resultados muito satisfatórios.
Um abraço!
Ramon Chrystian