29 de novembro de 2020

Rearmonização por áreas

Artigo escrito para a Revista Louvor (JUERP) Prazer da Palavra e coluna no site GuitarBattle

No campo harmônico os acordes exercem funções diferentes, cada um é responsável por criar algum tipo de sensação. Digo sensações porque a música é algo abstrato e não se pode palpar. Podemos separar os acordes de um campo harmônico em três grupos principais ordenados por funções:

Ex. Campo Harmônico de Dó Maior:

C7M       Dm7        Em7        F7M        G7       Am7            Bm7(b5)
I7M       IIm7     IIIm7    IV7M      V7         VIm7            VIIm7(b5)

    1. FUNÇÃO TÔNICA – São
      acordes de repouso: I7M, IIIm7 e Vim7, no exemplo acima seria C7M, Em7 e Am7. obs: O acorde C7M pode ser substituído pelo C6 
    1. FUNÇÃO SUBDOMINANTE – São acordes que produzem uma leve suspensão: IIm7, IV7M, no exemplo acima seria Dm7 e F7M.
  1. FUNÇÃO DOMINANTE – São acordes que causam tensão, pedem por uma resolução: V7 e VIIm7(b5), no exemplo acima seria G7 e Bm7(b5).

Você pode experimentar as sensações provocadas pelas funções tocando uma progressão simples I – IV – V- I. Você vai sentir algo como no gráfico a seguir:


 


 

 

 

(Clique na imagem para ampliar)

Toda musica tonal passa de alguma forma por esse gráfico, levamos também em conta que se pode ter uma complexidade bem maior. Mas o que é interessante para nós observarmos é que podemos enriquecer a harmonia de alguma canção acrescentando ou alterando os acordes de mesma função.Supondo que você tenha uma musica com a seguinte progressão:

||  G | G | C7M |  D7 |  G ||

Podemos reharmonizá-la seguindo os seguintes passos:

1- Identificamos a tonalidade. No caso acima, a progressão está na tonalidade de Sol maior, portanto seu campo harmônico é: G7M Am7 Bm7 C7M D7 Em7 F#m7(b5)

sendo de:

Função Tônica: G7M; Bm7; Em7;
Função Subdominante: Am7; C7M
Função Dominante: D7;F#m7(b5).

2- Identificamos as áreas da progressão:

||  G        |   G   |             C7M               |          D7             |        G        ||
Tônica          Subdominante           Dominante          Tônica

3- Reharmonizamos a progressão substituindo e/ou acrescentando acordes de mesma função harmônica:

||   G7M   G6 |  Em7  |      C7M    Am7       |    F#m7(b5)     D7   |    G6      ||
Tônica            Subdominante        Dominante        Tônica

Em três passos simples você pode estar alterando a harmonia de uma música, podendo torná-la mais agradável ou mais apropriada para um determinado contexto.

Tenha em mente que nem sempre a reharmonização é a melhor opção. Ela é mais uma opção. Muitas vezes a simplicidade é a melhor escolha. Portanto, faça uso do bom senso, tome cuidado para não ferir o estilo da música a ser reharmonizada cuidando também para não agredir a melodia da mesma. Certamente você obterá resultados muito satisfatórios.

Um abraço!

Ramon Chrystian

Participe aqui Grupo de conteúdo do Telegram
Receba grátis no Telegram o eBook:
10 modelos de ordem de culto | Vida Cristã

Você pode também se inscrever em nossa lista de emails abaixo.
(O eBook está lá no grupo do Telegram, ok? Só entrar e baixar :D)

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: