26 de novembro de 2020

REFLEXÕES PARA UMA LIDERANÇA SUSTENTÁVEL 3 – Ministério: O caos e a ordem (Ministry: Chaos and order)

Enquanto escrevo este texto, estou viajando. Observando a estrada e as coisas lembrei-me de uma aula de geometria. Praticamente tudo é matemático. As formas das casas, a frequência das ondas do mar, a velocidade, a estrada etc. Nossa vida é rodeada por formas, por ordem e isso reflete também na música que cantamos nos cultos dominicais e no tratamento ministerial. 

Fico a pensar que podemos, regidos pela matemática, massacrar os outros por uma ordem que muitas vezes não passa de uma referência cultural. Podemos refletir então não em uma apologia à mediocridade mas no que de fato Jesus deseja que façamos quanto a ordem das coisas.

Ao falar com a samaritana (João 4), Jesus defende o caos e não a matemática. Ela queria a resposta da ordem: "Senhor adoraremos aqui ou lá?" Mas Jesus queria o caos: "Em espirito e em verdade." O caos que Jesus se refere é interior e é promovido pelo encontro com o criador. 

Como podemos às vezes ser tão matemáticos se o encontro com o Senhor move nossas entranhas? Ai de mim e eis me aqui! Foi a fala de Isaías. Eis-me aqui! Também foi a fala de Moisés ( Êxodo 3) ao se deparar com a sarça que nao se consumia.

Pela ordem e por gostos pessoais maltratamos as pessoas que ainda tomam o leite espiritual. Somos implacáveis, não permitimos erros sem questionar grosseiramente, impomos nossas vontades, somos pouco ensináveis e queremos ensinar sem saber.

Creio que Jesus deseja a ordem mas ela deve estar em meio ao caos. Assim como os átomos são caóticos e o universo material é ordeiro.

Nossa música, nosso tratamento com o irmão companheiro de fé devem ser ordeiros por meio do caos interior promovido pelo encontro com o Senhor.

O reconhecimento dos atributos de Deus provoca em nós um caos tal que nos impulsiona a mudar nossa forma de pensar e agir. Podemos ser firmes e pacíficos, perseverantes e amorosos, dedicados ao trabalho mas ouvintes das pessoas, o caos é isso. É ficar tão transtornado com a santidade de Deus, sua bondade e seu cuidado que passamos a desejar ter o caráter de Jesus em nosso viver, logo, isso vai refletir no tratamento com as pessoas e na organização das coisas. 

Assim, por vezes, vemos o quanto nos preocupamos com mesquinharias e deixamos de cumprir de fato a missão. Com o coração caótico pela presença de Deus lideramos e adoramos em espirito e então… de verdade.

Ramon Chrystian

Participe aqui Grupo de conteúdo do Telegram
Receba grátis no Telegram o eBook:
10 modelos de ordem de culto | Vida Cristã

Você pode também se inscrever em nossa lista de emails abaixo.
(O eBook está lá no grupo do Telegram, ok? Só entrar e baixar :D)

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: