Música e Adoração

Escolhendo Músicas para o Culto Coletivo

Stephen Miller – Trad. e Adaptação: Ramon Chrystian

Escolher músicas para o culto coletivo é diferente de escolher músicas para meu momento pessoal de adoração. Eu estou escolhendo que palavras colocar no louvor da congregação para cantar ao Rei Jesus. Isto é muito importante. Então, eu uso três filtros primários:

CONTEÚDO

As palavras que você está cantando são verdadeiras? Isto não significa que devem ser palavra por palavra da bíblia, transcrevendo-a, mas a letra é inspirada pelas verdades bíblicas? Você simplesmente não pode modificar o que a palavra diz sobre Deus. Ela é a autoridade final. Existem hinos e músicas contemporâneas que simplesmente não contém senso quanto ao conteúdo. A melhor ferramenta para esta questão é simplesmente ser um estudante do caráter e dos caminhos de Deus revelados na bíblia.

CENTRALIDADE EM DEUS

A música está mais para mim ou para Deus? Deus não divide a sua glória, não a dará a outro. A música foca nos atributos, caráter e ações de Deus? Seu poder, majestade, justiça, misericórdia, compaixão e bondade? Pergunte a si mesmo: Esta música está focada e exalta a Deus e em o que ele tem feito?

CANTABILIDADE

As pessoas podem cantar sozinhas a música? Ela é memorizável? O Desejável é a máxima participação, não um concerto para espectadores que mostra vozes espetaculares ou uma mágica musical. Enquanto algumas pessoas são naturalmente musicais, inclinadas a memorizar melodias rapidamente, muitas pessoas não são. Dê preferência a melodias simples, com amplitude tessitural pequena, para que os “não-cantores” possam cantar também. Cantabilidade é a ferramenta mais útil para ensinar as pessoas sobre Deus de uma forma que vão se lembrar para sempre.

Como você decide sobre as músicas que são cantadas na sua congregação?

2 thoughts on “Escolhendo Músicas para o Culto Coletivo

  1. Muito bom essas dicas.
    Procuro passar por esses 3 pilares mesmo.
    Às vezes, quando o culto tem um tema definido escolho as musicas que combinam e estão dentro do tema.
    Quando não tem um tema definido, procuro por músicas que passem por momentos diferentes: Louvor, Adoração e Consagração.
    Acho interessante de ter uma agenda, pra não repetir sempre as mesmas músicas.

    1. Ótimo. É interessante ter uma planilha com as músicas e datas. Assim sabemos o que temos cantado e no fim do ano vc tem um panorama geral das músicas mais cantadas e inserção de novos louvores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *