20 de outubro de 2020

Letra Sonora

Ramon Chrystian

A arte capitalista

Sobre a transição de arte pela arte e arte pelo dinheiro investido (século XIX)

O contexto do século XIX favoreceu muito o pensamento de investidor. É a era da indústria e do desenvolvimento das linhas de produção. Nasce o individualismo e o domínio da razão humana passa a ser substituído pelo domínio da razão técnica. Os que constroem edifícios, ferrovias, escolas etc. passam a desejar com intensidade o retorno financeiro de seus investimentos. 

Antes, a música era consumida pelas pessoas assim que era produzida pelo seu criador, tal como é uma cadeira, ou uma roupa, ou uma carruagem. Agora, com o capitalismo sendo fortalecido pelos pensamentos correntes,  pelas descobertas cientificas e desenvolvimento tecnológico, o dinheiro impera incisivamente com a indústria e  nasce também, os pilares da indústria cultural. O que podemos observar é que não se faz mais tanto música pelo prazer da arte, se faz para a indústria cultural, pois nesse período começam a crescer o número de teatros, salas de concertos e espetáculos. 

Assim, na atualidade, o que impera é o pensamento capitalista. 

Ramon Chrystian A. Lima

Inscreva-se para receber atualizações

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: