Salmo 121 – Implicações em erguer os olhos

SALMO 121

‘Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor , que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.’

INTRODUÇÃO

120 ao 134 – Segundo Salmo de romagem.

Pelo menos uma vez por ano o israelita fazia sua jornada rumo à Jerusalém para uma das três grandes festas judaicas: Páscoa, Pentecostes e Festa dos tabernáculos.

O texto descreve que na caminhada o salmista tinha fixo seu alvo final, Jerusalém, o monte de Deus

Nesta peregrinação poderiam haver:

  • Caminhos poderiam ter salteadores
  • Poderiam passar por lugares íngremes ou planícies
  • Lugares com muitas pedras ou até possibilidade de pedras cederem
  • Podiam ter sede

Diante das aflições na caminhada e na vida o salmista levanta os seus olhos.

‘Elevo (Elevarei) os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?

Mas antes, o  que significa erguer os olhos??

O levantar dos olhos é um gesto de oração.Tiraram, pois, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.” (João 11:41)  – A palavra nos ensina que diante das adversidades nós precisamos orar ao Senhor.

IMPLICAÇÕES EM ERGUER OS OLHOS NAS ADVERSIDADES

  1. Você provavelmente será tentado a fixar os olhos em sua condição: E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus. (Esdras 9:6)

Você poderá se deparar com pensamentos desta natureza:

Será que meu pecado é grande a ponto de Deus não me escutar?
Será que sou digno de erguer minha face em oração a Deus? (Tenho tantos erros e deslizes.)

Assim, como Adão, muitas vezes queremos nos esconder de Deus, por conta de nossos pecados.

Porém, Deus ouve nossa oração por meio de Jesus.Ele nos coloca em posição de sermos ouvidos, de sermos aceitos diante de Deus. Pois não haveria forma de nos chegarmos a Deus se não por Jesus. Não é por ser bom o suficiente para merecer o favor de Deus.

NÃO FIXE SEUS OLHOS EM SUA CONDIÇÃO, OLHE PARA A CONDIÇÃO DE CRISTO.

‘Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia. ‘

(Hebreus 10:19-25)

  1.  Você será tentado a manter seus olhos abaixados em suas tristezas ficando inquieto e desencorajado
  • O Salmista poderia focalizar sua atenção nas dificuldades, mas o salmo claramente traz o olhar para quem é o guarda de Israel e suas promessas.
  • Deus criador usa as pessoas e as circunstâncias para abençoar seus filhos – Há muitos casos em que podemos ver livramentos de Deus. Diariamente há milagres grandes e pequenos à nossa volta.

“Aqueles que levantam seus olhos para as colinas eternas logo terão seus corações elevados.” (Spourgeon)

De onde me virá o socorro? – (Só se pede a pergunta para dar mais efeito à resposta)R: O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

  1. Você poderá ser tentado a fixar seus olhos em outras colinas que não são o Monte Sião

Muitos levantavam os olhos para os ídolos adorados em colinas e montanhas, e qual foi a atitude do salmista? Orar a eles, e esperar ajuda deles? Não, não foi. A salvação não deve ser obtida deles, a salvação vem do Senhor.

O texto pode refletir uma crítica aos pagãos. “Ele criou os montes.” (Pode ser uma alusão: Se os pagãos buscam seus deuses nos montes em adoração, o Deus de Israel criou os montes, ou seja, Ele é acima de tudo e todos)

É bem provável que durante a peregrinação os hebreus recebessem críticas de pessoas pagãs. Talvez deboches, talvez escárnios, que Deus é esse que servem? Etc. Podemos ver no salmo 120 um pouco deste retrato:

‘Na minha angústia clamei ao Senhor , e ele me ouviu. Senhor , livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. ‘ (Salmos 120:1-2)

Os problemas estão presentes no mundo mas o Senhor que fez o céu e a terra tem o poder de controlar todas as coisas, sua salvação é eficiente, seu poder opera permanentemente mesmo quando vemos a maldade no mundo.

“E, especialmente quando os perigos nos inquietam ou somos assaltados por dolorosas tentações, freqüentemente é possível, por sermos de tal modo inclinados para a terra, nos sentirmos movidos pelos encantos que nos são apresentados, até que nossa mente nos ponha um freio e volvamos os olhos para Deus.” (J. Calvino)

A SUA FÉ SERÁ TESTADA SOB O PRISMA DA SOCIEDADE

Assim como a fé dos Israelitas era constantemente testada pelo pensamento corrente da sociedade daquela época, sua fé será bombardeada pelo pensamento corrente de nossa sociedade.

  • Olhe no site do G1, por exemplo, os comentários críticos do resgate dos meninos da Thailândia. Como existem pessoas ignorantes, com discurso ofensivo e que procuram denegrir a fé.

Montes de hoje
Assim como o salmista tinha à sua disposição outros montes para buscar ajuda, nós hoje também podemos olhar para outros montes que não são fonte de salvação e segurança, mas podem passar uma falsa ajuda.

Dinheiro – Podemos fitar nossos olhos no dinheiro, colocando-o numa posição de “Resolvedor de problemas”.
Sabemos que o dinheiro é enganoso e que sua busca desenfreada pode trazer muitos danos à vida.

(Deus é o dono do ouro e da prata)
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. (Ageu 2:8)

–  Sabedoria humana na ciência (A sabedoria de Deus sobrepõe a sabedoria humana)
A ciência traz verdades que constantemente mudam, antes, o mundo era plano, hoje é redondo… há inúmeros casos de mudanças científicas. A ciência não é absoluta. Ela ajuda a humanidade, mas não é capaz de trazer consolo,conforto e não age no sobrenatural.

Senso comum A verdade não vem da sociedade. As filosofias mudam, mas as palavras de Deus permanecem para sempre

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. (Isaías 55:8 )”

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11:33-36)

“Quando eu tiver erguido os olhos para os montes, descobrirei, por fim, que cometi um equívoco precipitado e sem proveito, até que os dirija somente para Deus e os mantenha bem fixos nEle.” (J. Calvino)

Então o salmista começa a pregar para si. A contar verdades para a sua alma sobre quem é o guarda de Israel..

Ore:

  • Confessando pecados e pedindo a graça do Senhor para se achegar a Ele confiantemente
  • Para que as tribulações da vida não desviem seu olhar do Senhor, o guarda de Israel
  • Que as opções do mundo e as filosofias, o modo de pensar não influenciem negativamente a sua fé.

    RAMON CHRYSTIAN DE ALMEIDA LIMA

Be the first to comment on "Salmo 121 – Implicações em erguer os olhos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: