23 de setembro de 2020

Letra Sonora

Ramon Chrystian

Membros edificados…

Membros edificados…Corpo saudável
Texto base: Efésios 4.11-16
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus,

a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

INTRODUÇÃO

O Pr. Israel Belo de Azevedo coloca em um de seus sermões que dois males tem afligido a Igreja: O sacerdotalismo e o carismatismo. A idéia é que “existem pessoas especiais na igreja”

1. Sacerdotalismo – É uma projeção do A.T. e pressupõe que há um mediador entre os homens e Deus. Jesus detonou essa teologia, ao se apresentar como mediador. Assim mesmo, é parte da fragilidade humana supor que não pode-se chegar diretamente ao pai.

2. Carismatismo – no sentido aqui empregado é uma suavização do sacertotalismo, ao afirmar que Deus dá dons a algumas pessoas da igreja.

O resultado da permanência deste modo não cristão de ser cristão é a constituição de duas classes de crentes: os que edificam e os que são edificados. Os que edificam, edificam sempre e os edificados, são edificados sempre.Na igreja, isso não pode haver. O correto é que todos edifiquem e sejam edificados. Se você apenas edifica, há algo errado com o seu dom. Se você é apenas edificado, encontre seu dom. (Adaptado de www.prazerdapalavra.com.br – Israel Belo de Azevedo)

ASSIM, PARA QUE O CORPO DE CRISTO CRESÇA EM EDIFICAÇÃO…

1.ESTAREMOS DISPOSTOS PARA DESENVOLVER A OBRA DO MINISTÉRIO

DONS – Paulo explica que dessa variedade de dons nasce a unidade da igreja assim como da variedade de notas nasce uma doce melodia.
“para o aperfeiçoamento dos santos” A conotação aqui é a de adaptação, ajustamento, no sentido de constituição do corpo.

DESENVOLVENDO DONS PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO POR MEIO HUMILDADE

“com toda humildade e mansidão”. (Ef.4.2)

João Calvino: “Donde procede a rudeza, a soberba e a linguagem desdenhosa lançada contra os irmãos? Donde procede as questiúnculas, os insultos e as reprimendas, senão do fato de cada um amar excessivamente a si próprio e de buscar em demasia seus próprios interesses? Aquele que se desfaz da arrogância e cessa de agradar a si próprio se tornará manso e acessível.”

SERÁ INUTIL O DOM A MENOS QUE O TENHAMOS REVESTIDO COM HUMILDADE.

[blockquote] DISPOSTOS ATÉ QUANDO?[/blockquote]
v.13 – "Até que nos chegemos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus à medida da estatura da plenitude de Cristo".  A prática ministerial é ao longo de todo o nosso viver neste mundo. Este conhecimento por completo e unidade da fé só termina no céu, quando seremos como Cristo é.

PARA QUE O CORPO DE CRISTO CRESÇA EM EDIFICAÇÃO…

2. NÃO SEREMOS LEVADOS PELAS ONDAS E PELOS VENTOS…
(A criança gosta. Opa! Um brinquedo novo…Opa! Outro brinquedo… muito mais legal… Opa! Esse então…é o que mais gosto…)

OSCILAÇÃO SEM FUNDAMENTO…

• Os que se fundamentam na doutrina de Jesus Cristo, embora imperfeitos, podem escolher o melhor e prosseguir no curso certo.

• “Ventos de doutrina” – O apóstolo faz o uso de uma bela metáfora – vento, para qualificar as doutrinas dos homens, pelas quais somos afastados da simplicidade do evangelho. Deus nos deu sua palavra na qual, quando fincamos bem as raízes, permanecemos imovíveis; os homens porém, fazendo uso de suas INVENSÕES, nos extraviam a todas as direções.

• V. 14 – enganosidade – ESTRATAGEMAS – Do grego (kubeia – termo que designa os jogadores de dados que usam truques fraudulentos e artes de ilusionismo).

“MUITOS AUTODESIGNADOS PROFETAS, BISPOS, ETC …AO INVÉS DE DAR O LEITE ESPIRITUAL, DÃO ANALGÉSICO GOSPEL PARA ANESTESIAR AS DORES ESPIRITUAIS DO POVO POR MEIO DE UMA CATARSE"(Mas não seremos levados pelos ventos).

PARA QUE O CORPO DE CRISTO CRESÇA EM EDIFICAÇÃO…

3.CRESCEREMOS E AMADURECEREMOS EM CRISTO…

v.15 – “ cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

• O crescimento deve vir de Deus, não do nosso esforço ativista. Não é pelo muito fazer, pelas muitas programações e eventos. É pelo mover e efetuar do espírito na transformação do interior de nosso coração.
• O crescimento exige submissão e obediência à cabeça do corpo.
• O crescimento requer profunda união e coordenação entre os membros. “ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte” (v.16)

CONCLUSÃO

Todos, portanto, constroem edificam e são edificados:
[list class="bullet-check"] [li] Dispostos e animosos no ministério[/li] [li] Firme nas verdades de Cristo, sem pestanejar diante de emboscadas e armadilhas[/li] [li] Crescendo, se consagrando, se doando e dedicando-se em amor ao Cristo que é o cabeça, o alicerce e a razão da existência da igreja.[/li] [/list]

Inscreva-se para receber atualizações

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: