Música e Adoração

Membros edificados…

Membros edificados…Corpo saudável
Texto base: Efésios 4.11-16
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus,

a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

INTRODUÇÃO

O Pr. Israel Belo de Azevedo coloca em um de seus sermões que dois males tem afligido a Igreja: O sacerdotalismo e o carismatismo. A idéia é que “existem pessoas especiais na igreja”

1. Sacerdotalismo – É uma projeção do A.T. e pressupõe que há um mediador entre os homens e Deus. Jesus detonou essa teologia, ao se apresentar como mediador. Assim mesmo, é parte da fragilidade humana supor que não pode-se chegar diretamente ao pai.

2. Carismatismo – no sentido aqui empregado é uma suavização do sacertotalismo, ao afirmar que Deus dá dons a algumas pessoas da igreja.

O resultado da permanência deste modo não cristão de ser cristão é a constituição de duas classes de crentes: os que edificam e os que são edificados. Os que edificam, edificam sempre e os edificados, são edificados sempre.Na igreja, isso não pode haver. O correto é que todos edifiquem e sejam edificados. Se você apenas edifica, há algo errado com o seu dom. Se você é apenas edificado, encontre seu dom. (Adaptado de www.prazerdapalavra.com.br – Israel Belo de Azevedo)

ASSIM, PARA QUE O CORPO DE CRISTO CRESÇA EM EDIFICAÇÃO…

1.ESTAREMOS DISPOSTOS PARA DESENVOLVER A OBRA DO MINISTÉRIO

DONS – Paulo explica que dessa variedade de dons nasce a unidade da igreja assim como da variedade de notas nasce uma doce melodia.
“para o aperfeiçoamento dos santos” A conotação aqui é a de adaptação, ajustamento, no sentido de constituição do corpo.

DESENVOLVENDO DONS PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO POR MEIO HUMILDADE

“com toda humildade e mansidão”. (Ef.4.2)

João Calvino: “Donde procede a rudeza, a soberba e a linguagem desdenhosa lançada contra os irmãos? Donde procede as questiúnculas, os insultos e as reprimendas, senão do fato de cada um amar excessivamente a si próprio e de buscar em demasia seus próprios interesses? Aquele que se desfaz da arrogância e cessa de agradar a si próprio se tornará manso e acessível.”

SERÁ INUTIL O DOM A MENOS QUE O TENHAMOS REVESTIDO COM HUMILDADE.

[blockquote] DISPOSTOS ATÉ QUANDO?[/blockquote]
v.13 – "Até que nos chegemos a unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus à medida da estatura da plenitude de Cristo".  A prática ministerial é ao longo de todo o nosso viver neste mundo. Este conhecimento por completo e unidade da fé só termina no céu, quando seremos como Cristo é.

PARA QUE O CORPO DE CRISTO CRESÇA EM EDIFICAÇÃO…

2. NÃO SEREMOS LEVADOS PELAS ONDAS E PELOS VENTOS…
(A criança gosta. Opa! Um brinquedo novo…Opa! Outro brinquedo… muito mais legal… Opa! Esse então…é o que mais gosto…)

OSCILAÇÃO SEM FUNDAMENTO…

• Os que se fundamentam na doutrina de Jesus Cristo, embora imperfeitos, podem escolher o melhor e prosseguir no curso certo.

• “Ventos de doutrina” – O apóstolo faz o uso de uma bela metáfora – vento, para qualificar as doutrinas dos homens, pelas quais somos afastados da simplicidade do evangelho. Deus nos deu sua palavra na qual, quando fincamos bem as raízes, permanecemos imovíveis; os homens porém, fazendo uso de suas INVENSÕES, nos extraviam a todas as direções.

• V. 14 – enganosidade – ESTRATAGEMAS – Do grego (kubeia – termo que designa os jogadores de dados que usam truques fraudulentos e artes de ilusionismo).

“MUITOS AUTODESIGNADOS PROFETAS, BISPOS, ETC …AO INVÉS DE DAR O LEITE ESPIRITUAL, DÃO ANALGÉSICO GOSPEL PARA ANESTESIAR AS DORES ESPIRITUAIS DO POVO POR MEIO DE UMA CATARSE"(Mas não seremos levados pelos ventos).

PARA QUE O CORPO DE CRISTO CRESÇA EM EDIFICAÇÃO…

3.CRESCEREMOS E AMADURECEREMOS EM CRISTO…

v.15 – “ cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

• O crescimento deve vir de Deus, não do nosso esforço ativista. Não é pelo muito fazer, pelas muitas programações e eventos. É pelo mover e efetuar do espírito na transformação do interior de nosso coração.
• O crescimento exige submissão e obediência à cabeça do corpo.
• O crescimento requer profunda união e coordenação entre os membros. “ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte” (v.16)

CONCLUSÃO

Todos, portanto, constroem edificam e são edificados:
[list class="bullet-check"] [li] Dispostos e animosos no ministério[/li] [li] Firme nas verdades de Cristo, sem pestanejar diante de emboscadas e armadilhas[/li] [li] Crescendo, se consagrando, se doando e dedicando-se em amor ao Cristo que é o cabeça, o alicerce e a razão da existência da igreja.[/li] [/list]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *