5 de dezembro de 2020

6 distrações que atrapalham a adoração comunitária

Quando chegamos para as celebrações dominicais desejamos cultuar a Deus então, é necessário que haja um ambiente que nos ajude a focar na presença do Senhor e a voltar nossa atenção a Ele.

Entretanto, há muitas coisas que podem nos distrair nesse processo, distrair de cantar com entendimento, de estar sensível à palavra pregada e de focar o coração em Deus.

Vejamos algumas delas:

1- Cabos com mal contato

O dirigente do culto ou das músicas começa a conduzir a igreja em adoração quando de repente ouve-se ruídos (estalos) fortes que assustam as pessoas. Pouca coisa é mais desagradável do que o barulho do mal contato de cabos. Isto inclui a instrumentação toda. Guitarras, contrabaixo, cabo de violões, cabos de microfones precisam ser testados continuamente. Acredite: o som da igreja possui vida útil. Os cabos também. É necessária uma manutenção permanente, deve haver um orçamento para isso (ou sofra as consequências).

Tenho contato com muitos alunos seminaristas e também ministros em atuação e é interessante notar uma tônica: que muitas vezes há reclamações nas igrejas sobre o som das mesmas, mas na maioria dos casos, não há investimento na área. Investimento em equipamento e em pessoal (cursos ou contratação de profissionais). É fato: Sonoplastia é uma área técnica… os botões não são como um Xbox ou fliperama… precisa haver conhecimento técnico do som, acústica, frequências, mixagem live, etc.

Na adoração, a comunicação é essencial, a qualidade dos equipamentos e cabeamentos também, bem como sua manutenção.

2- Microfones ou instrumentos “mutados”

Ao iniciar a música, a mensagem ou seja o que for, o microfone está “mutado”. A pessoa  fica esperando na frente e sim… esta é uma grande distração. Qual o motivo? Na maioria das vezes é desatenção.

As pessoas que atuam na mídia, seja áudio ou vídeo, precisam ter atenção no que se passa no culto e evitar conversas desnecessárias durante aquele período.

3- Datashow com letra errada ou atrasada

Geralmente causado por desatenção. É importante uma verificação ortográfica, letras visíveis e com fonte legível. Quando mantemos o foco, a chance de funcionar também é muito alta. A ferramenta da projeção é parte importantíssima na comunicação. Em um musical, cantata ou músicas em grupos diversos, a letra projetada ajuda as pessoas entenderem a mensagem, às vezes, alguma palavra falada com dicção ruim ou reverberação do ambiente, ou sons de crianças, atrapalham e são algumas das questões naturais em que, havendo projeção, são minimizadas.

4- Som alto demais

Sim, o som alto atrapalha. Instrumentos altos atrapalham, vocal alto atrapalha. Qual é a medida? Particularmente eu adoto o seguinte: Dá pra ouvir a congregação cantar? Não? Então está alto. Precisamos ter a consciência que o que é feito na plataforma não é uma apresentação, mas é um apoio. Quem são os artistas? Os artistas são todos da igreja em adoração e não somente os músicos facilitadores. No canto congregacional precisamos tomar cuidado com as performances exageradas. Elas chamam a atenção para si, quando tudo deveria apontar para Cristo. Quem está embaixo da plataforma não é platéia… são artistas também adorando para a platéia de uma pessoa só: Deus.

5- Som baixo demais

Sim, também atrapalha. Digo principalmente quando o pregador pega o microfone e as pessoas precisam “fazer força” para entender o que está sendo dito.

6- Celular

É verdade: muitas pessoas não conseguem se desconectar durante a adoração coletiva. Muitas vezes a bíblia é levada no próprio dispositivo eletrônico. Veja bem, também me acho um pouco moderninho fã de tecnologia… e convenhamos, é legal demais usar o app da bíblia no ipad, por exemplo, mas sim… os dispositivos distraem. É fácil ver pessoas no WhatsApp, e … compartilhando lives, e instagram e facebook etc… Não sou contra as redes, mas elas podem te distrair e você perder o que você tem de melhor naquele momento: o próprio momento! Não perca os ensinos da palavra, não perca a adoração comunitária e as orações por conta das redes.

Este artigo não pretende esgotar o assunto. Mas é um convite à reflexão.

RAMON CHRYSTIAN A. LIMA
www.letrasonora.com.br

Participe aqui Grupo de conteúdo do Telegram
Receba grátis no Telegram o eBook:
10 modelos de ordem de culto | Vida Cristã

Você pode também se inscrever em nossa lista de emails abaixo.
(O eBook está lá no grupo do Telegram, ok? Só entrar e baixar :D)

Você se inscreveu em nossa newsletter com sucesso :)

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Letra Sonora will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.
%d blogueiros gostam disto: