6 distrações que atrapalham a adoração comunitária

Quando chegamos para as celebrações dominicais desejamos cultuar a Deus então, é necessário que haja um ambiente que nos ajude a focar na presença do Senhor e a voltar nossa atenção a Ele.

Entretanto, há muitas coisas que podem nos distrair nesse processo, distrair de cantar com entendimento, de estar sensível à palavra pregada e de focar o coração em Deus.

Vejamos algumas delas:

1- Cabos com mal contato

O dirigente do culto ou das músicas começa a conduzir a igreja em adoração quando de repente ouve-se ruídos (estalos) fortes que assustam as pessoas. Pouca coisa é mais desagradável do que o barulho do mal contato de cabos. Isto inclui a instrumentação toda. Guitarras, contrabaixo, cabo de violões, cabos de microfones precisam ser testados continuamente. Acredite: o som da igreja possui vida útil. Os cabos também. É necessária uma manutenção permanente, deve haver um orçamento para isso (ou sofra as consequências).

Tenho contato com muitos alunos seminaristas e também ministros em atuação e é interessante notar uma tônica: que muitas vezes há reclamações nas igrejas sobre o som das mesmas, mas na maioria dos casos, não há investimento na área. Investimento em equipamento e em pessoal (cursos ou contratação de profissionais). É fato: Sonoplastia é uma área técnica… os botões não são como um Xbox ou fliperama… precisa haver conhecimento técnico do som, acústica, frequências, mixagem live, etc.

Na adoração, a comunicação é essencial, a qualidade dos equipamentos e cabeamentos também, bem como sua manutenção.

2- Microfones ou instrumentos “mutados”

Ao iniciar a música, a mensagem ou seja o que for, o microfone está “mutado”. A pessoa  fica esperando na frente e sim… esta é uma grande distração. Qual o motivo? Na maioria das vezes é desatenção.

As pessoas que atuam na mídia, seja áudio ou vídeo, precisam ter atenção no que se passa no culto e evitar conversas desnecessárias durante aquele período.

3- Datashow com letra errada ou atrasada

Geralmente causado por desatenção. É importante uma verificação ortográfica, letras visíveis e com fonte legível. Quando mantemos o foco, a chance de funcionar também é muito alta. A ferramenta da projeção é parte importantíssima na comunicação. Em um musical, cantata ou músicas em grupos diversos, a letra projetada ajuda as pessoas entenderem a mensagem, às vezes, alguma palavra falada com dicção ruim ou reverberação do ambiente, ou sons de crianças, atrapalham e são algumas das questões naturais em que, havendo projeção, são minimizadas.

4- Som alto demais

Sim, o som alto atrapalha. Instrumentos altos atrapalham, vocal alto atrapalha. Qual é a medida? Particularmente eu adoto o seguinte: Dá pra ouvir a congregação cantar? Não? Então está alto. Precisamos ter a consciência que o que é feito na plataforma não é uma apresentação, mas é um apoio. Quem são os artistas? Os artistas são todos da igreja em adoração e não somente os músicos facilitadores. No canto congregacional precisamos tomar cuidado com as performances exageradas. Elas chamam a atenção para si, quando tudo deveria apontar para Cristo. Quem está embaixo da plataforma não é platéia… são artistas também adorando para a platéia de uma pessoa só: Deus.

5- Som baixo demais

Sim, também atrapalha. Digo principalmente quando o pregador pega o microfone e as pessoas precisam “fazer força” para entender o que está sendo dito.

6- Celular

É verdade: muitas pessoas não conseguem se desconectar durante a adoração coletiva. Muitas vezes a bíblia é levada no próprio dispositivo eletrônico. Veja bem, também me acho um pouco moderninho fã de tecnologia… e convenhamos, é legal demais usar o app da bíblia no ipad, por exemplo, mas sim… os dispositivos distraem. É fácil ver pessoas no WhatsApp, e … compartilhando lives, e instagram e facebook etc… Não sou contra as redes, mas elas podem te distrair e você perder o que você tem de melhor naquele momento: o próprio momento! Não perca os ensinos da palavra, não perca a adoração comunitária e as orações por conta das redes.

Este artigo não pretende esgotar o assunto. Mas é um convite à reflexão.

RAMON CHRYSTIAN A. LIMA
www.letrasonora.com.br

2 Comments on "6 distrações que atrapalham a adoração comunitária"

  1. Excelente artigo. Tenho me debatido com a rapaziada da música e som sobre esses temas. Até agora… sem sucesso. Não desistirei. Mostrarei o artigo para que leiam.

  2. Olá Mauro, realmente é um desafio. Constante observação para que o culto seja sempre centralizado em Cristo e que nossas atenções estejam nEle.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: